Porto Alegre em Cena anuncia sua 29ª edição, com espetáculos internacionais e nacionais na grade de programação

Foto: Sal Fotografia

Prestes a completar 30 anos de existência, o Porto Alegre em Cena assume a vocação da cidade que o sedia. Em sua 29ª edição, que terá parte da programação em dezembro de 2022 e parte em março de 2023, o festival se assume porto de troca. Será palco do que vai e do que vem, de novidades e de memórias compartilhadas.

Na grade de programação desta primeira etapa, em dezembro, estão os espetáculos Palácio do fim, da Cia. Incomode-te; Sambaracotu, do Canoas Coletivo de dança; Maria, seus filhos e suas filhas, espetáculo de rua do grupo Levanta Favela; Terra Adorada, criado a partir da pesquisa de Ana Luiza da Silva; Sísifo, de Gregório Duvivier e Vinícius Calderoni; Ilha, do Coletivo GrupelhoAtravessamentos, do Circo Híbrido; Restinga Crew, com apresentação de rua na orla do Guaíba; Novos velhos corpos 50 + de um grupo de bailarinos de Porto Alegre; Embarque imediato, comemorando os 80 anos de Antônio Pitanga, numa montagem de Márcio Meirelles; Medeia, um solo de Tânia Farias, do Ói Nós Aqui Traveiz; Ítaca – Nossa OdisseiaI, um espetáculo híbrido de Christiane Jatahy, em vídeo, na Cinemateca Capitólio; a apresentação da Cia Municipal de Dança de Porto Alegree, por fim, o Recital de violoncelo e piano com Romain Garioud e Liliana Michelsenque une Brasil e França numa noite de música erudita, naIgreja Universitária Cristo Mestre, no Campus PUCRS.

As produções englobam as áreas propostas pela equipe curadora e incluem teatro de sala, teatro de rua, dança, circo, performance de rua, música, em linguagens híbridas e temas que conversam com os anseios da sociedade.

Como já é tradição, o Em Cena promoverá atividades formativas oferecendo oficinas e workshops com artistas, coletivos e arte-educadores, bem como atividades de rua e descentralizadas. Essas atividades serão divididas entre a primeira etapa, em dezembro de 2022 e a segunda etapa, em março de 2023, durante as comemorações da Semana de Porto Alegre.

Também está previsto um grande encontro de realizadores e incentivadores de festivais cênicos nacionais e internacionais, intitulado Beijo de Língua, numa referência ao recorte geográfico dos países de língua portuguesa. E ainda, para celebrar este novo momento, o Em Cena terá o tradicional Ponto de Encontro, sediado no Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues, onde artistas e público se reunirão para ampliar as histórias, as emoções e a vivência potente de um festival de teatro em nossa cidade.

Confira a programação:

Dia 1º de dezembro

  • 19h – Palácio do fim – Sala Álvaro Moreyra
  • 21h – Sambaracotu – Teatro Renascença

Dia 2 de dezembro

  • 18h – Maria, seus filhos, suas filhasEspetáculo de Rua – Esquina Democrática
  • 19h – Terra Adorada – Sala Álvaro Moreyra
  • 21h – Sísifo – Salão de Atos da PUCRS

Dia 3 de dezembro

  • 18h – Ilha – Pedro Alvim – IAPI
  • 19h – Sobrevivo – Sala Álvaro Moreyra
  • 21h – Atravessamentos – Teatro Renascença

Dia 4 de dezembro

  • 19h – Restinga Crew – Apresentação de dança – Orla do Guaíba, na pista de skate
  • 19h – Novos velhos corpos – Sala Álvaro Moreyra
  • 19h – Embarque imediato – Salão de Atos da PUCRS

Dia 6 de dezembro

  • 20h – Medeia / solo de Tânia Farias – Terreira da Tribo

Dia 7 de dezembro

  • 16h e 20h – Ítaca – Nossa Odisseia I – Cinemateca Capitólio
  • 20h – Cia Municipal de Dança – Teatro Renascença
  • 20h – Recital de violoncelo e piano com Romain Garioud e Liliana Michelsen – Igreja Universitária Cristo Mestre – Campus PUCRS

*Os ingressos podem ser adquiridos a partir do dia 10 de novembro, pelo site Guichê Web ou na PUCRS Store, que fica no térreo do prédio Living 360º (Prédio 15), no Campus da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681), das 11h30 às 21h30.