Green Day arrebata a plateia em show eletrizante no palco Mundo

Outro estreante no Rock in Rio, os californianos do Green Day finalmente subiram ao palco da Cidade do Rock. Eram vinte minutos depois da meia noite, após o coelho que faz a abertura, que Billie Joe, Tré Cool e Mike entram em cena para um desfile de hits e clássicos invejável… como poucas vezes este palco já viu.

No aquece com ‘Blitzkrieg Bop’ dos Ramones antecedem ‘American Idiot’ e ‘Holiday’ (2004) e em ‘Know Your Enemy’ (2009) uma fã sobe no palco para cantar com Billie… entrelaçados com ‘eeeooo’ com o vocalista e a plateia em uníssono.

Como todo show do Green Day, é enérgico, é pulsante, é caótico e sempre muito colaborativo,com muitos moshs feito por fãs que sobem no palco e correm para se jogar nos braços da multidão. Com a banda sempre incentivando e apoiando as ações da rapaziada. Na sequência veio ‘Boulevard of Broken Dreams’ (2004), quando Billie chama uma fã para ela ser pedida em casamento pelo namorado em pleno palco.

O primeiro do “Dookie” (1994), disco de maior vendagem da banda, veio com ‘Longview’ e na sequência o sucesso que os tornou conhecidos nacionalmente nos EUA em 1992: ‘Welcome to Paradise’ com direito a um coro de ‘War Pigs’, do Black Sabbath. Sem dar muito tempo pra galera tomar um fôlego eles entoaram ‘Hitchin’ a Ride’ (nimrod, 1997) onde a plateia foi regida pelo vocalista com uma plateia hipnotizada pelo maestro antes de mandar um cover de ‘Rock N’ Roll All Nite’, do Kiss.

‘Brain Stew’ (1995) abriu nova leva de sucessos com ‘St. Jimmy’ (2004), ‘When I Come Around’ (1994), ‘Waiting’ e ‘Minority’ (2000) e ‘21 Guns’ (2009), todas numa numa tacada sem intervalo antes de apresentar a banda para o público.

Num cover de ‘Knowledge’ do Operation Ivy, Billie Joe chamou mais uma fã para tocar guitarra e cantar com ele. ‘Basket Case’, música que levou o Green Day ao estrelato mundial, em 1994, ‘King for a Day’ (1997) e a romântica ‘Wake me up When September Ends’ (2004) encaminha o final com ‘Jesus of Suburbia’ de 2009 e com ‘Good Riddance (Time of Your Life)’ de 1997 encerra um setlist poderoso e arrebatador.

Mesmo sendo mais curto que um show solo do Green Day, que chegam a durar 3 horas e ter mais de 30 canções por apresentação, os três integrantes esbanjaram carisma, talento e uma enorme presença de palco que contagiou o público e, certamente, quem assistiu pela TV. Não há a menor sombra de dúvidas de que este foi, até o momento, o melhor show apresentado até esta quinta noite de Rock in Rio.