Bandaliera, precursora do rock gaúcho, retorna aos palcos nesta quinta-feira (02)

Foto: Fernando Bartmann

Com integrantes da formação original, a Bandaliera, precursora do rock gaúcho, está de volta para celebrar com o público 40 anos do seu primeiro ensaio, em julho de 1982. O primeiro show acontece nesta quinta-feira (02), no palco do Theatro São Pedro, em Porto Alegre.

A banda promete trazer a essência de repertório para o retorno aos palcos, com rocks que já se tornaram clássicos da música gaúcha. À frente da Bandaliera, estão os fundadores, o vocalista Alemão Ronaldo, o baixista João Guedes e Tavinho Fumagalli, que assume a dupla de guitarras com Gabriel Guedes. A bateria fica por conta de Fábio Musklinho, que se integrou à banda em 1987. A banda terá ainda a participação de Murilo Moura, no teclado.

A Bandaliera surgiu no cenário roqueiro do Sul a partir de composições de Fughetti Luz, ex-Liverpool e ex-Bixo da Seda. O autor de Campo Minado, Nosso Lado Animal e dezenas de clássicos do rock encontrou na novíssima formação a veia roqueira ideal para as suas composições e incentivou os primeiros passos da Bandaliera, que registrou as canções do mestre em seus dois primeiros discos, sendo um deles o primeiro álbum de rock gravado ao vivo no Rio Grande do Sul.

O grupo gravou seis álbuns, a maioria de forma independente, e atuou por 22 anos com diferentes formações. Em 2004, o vocalista Alemão Ronaldo seguiu carreira solo, tendo lançado quatro discos e dois DVDs, incluindo em seus shows e no novo repertório as músicas da Bandaliera, mantendo sempre viva nos palcos a referência da banda que remonta a essência e os primórdios do rock do sul do país.

O reencontro dos músicos que criaram a Bandaliera logo após ao jogo Brasil e Itália, da Copa do Mundo de 82, sob forte influência de bandas como Rolling Stones, Bixo da Seda e Humble Pie ocorreu em setembro de 2018, em comemoração a um aniversário. Em 2019, outro aniversário foi motivo para um novo encontro. Assim, em 2022, após a pandemia, o grupo decidiu retomar a estrada.

SERVIÇO

  • Quando: 02 de junho, quinta-feira, às 21h
  • Onde: Theatro São Pedro
  • Ingressos: a partir de R$ 25
  • Venda Online: Sympla