Teatro Renascença e Sala Álvaro Moreyra reabrem após dois anos

Foto Camila Cunha

Após um longo período de isolamento social, as coordenações de Artes Cênicas, de Música, de Literatura e Humanidades e o Centro de Dança prepararam uma programação para celebrar a reabertura do Teatro Renascença e da Sala Álvaro Moreyra. Entre os dias 19 e 24 de abril, além dos espetáculos de circo, de dança, de música e de teatro, será realizada uma feira de troca de livros no saguão do Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues. Toda a programação tem entrada franca.

Para o coordenador de Artes Cênicas Jessé Oliveira, “trata-se da mais importante entrega da Coordenação até o momento, tendo em vista o longo período que os teatros ficaram fechados devido ao sucateamento e às depredações sofridas. A categoria artística aguardava por este momento, e vamos fazer a entrega com uma programação de alto nível, retomando as programações continuadas e, muito em breve, com o edital de ocupação para o segundo semestre”.       

A reabertura do Teatro Renascença ocorre no dia 19 de abril (terça-feira), com apresentação da Banda Municipal de Porto Alegre, que, este ano, completa 97 anos. No dia 20 de abril (quarta-feira), sobe ao palco a 50 Tons de Pretas.

Dia 21 (quinta-feira), o Grupo Arte Gaúcha reabre a Sala Álvaro Moreyra com o espetáculo Urbanos. O musical relembra clássicos do pop rock gaúcho dos anos 1980, 1990 e 2000, em uma releitura inédita, com arranjos especialmente elaborados por João Paulo Sefrin e André Machado. Também na Álvaro Moreyra, no dia 22 (sexta-feira), o Grupo Girassol apresenta o espetáculo Os Palhaços de Tchekhov. A montagem traz à cena trechos das pequenas peças que o autor Anton Tchekhov escreveu entre 1887 e 1902, que acompanham o início e o fim de sua produção teatral.

Já no dia 23 de abril (sábado), das 15h às 18h, o saguão do centro cultural será tomado pela Feira de Troca de Livros. No mesmo dia, às 20h, a Cia de Arte La Negra leva ao Renascença, o espetáculo Mujeres de Água, vencedor do Prêmio Açorianos de Dança 2021, na categoria Melhor Espetáculo.

E no dia 24 (domingo), o espetáculo Cabaré Dali encerra o evento com apresentação no Teatro Renascença. A montagem é um desdobramento de Dalí, vencedor do Prêmio Açorianos de Circo de 2021, na categoria Melhor Espetáculo.

PROGRAMAÇÃO
19 de abril | Terça-feira | 20h
Banda Municipal de Porto Alegre
Local: Teatro Renascença


20 de abril | Quarta-feira | 20h
50 Tons de Pretas (música)
Local: Teatro Renascença

21 de abril | Quinta-feira | 20h
Grupo de Arte Gaúcha (música)
Local: Sala Álvaro Moreyra

22 de abril | Sexta-feira | 20h
Os Palhaços de Tchekhov (teatro)

Local: Sala Álvaro Moreyra

23 de abril | Sábado
15h às 18h – 
Feira de Troca de Livros
Local: saguão Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues

20h: Espetáculo Mujeres de Água (dança)
Local: Teatro Renascença

24 de abril | Domingo | 21h
Cabaré Dali (teatro)
Local: Teatro Renascença

Endereço: Avenida Erico Veríssimo, 307 – Bairro Menino Deus

Por: Roberta Amaral