Semana da Dança de Canoas celebra 10 anos de realização em 2022

Foto: Claiton Dornelles

Estimulando a arte e a cultura local, a Semana da Dança de Canoas chega a sua 10ª edição neste ano. Com atividades gratuitas para o público em geral e para profissionais da dança, o festival acontece de 22 a 29 de abril e tem realização do Sesc Canoas, em parceria com o Colegiado de Dança de Canoas e a Prefeitura Municipal. Espaços como a Praça da Emancipação, o Anfiteatro do Capão do Corvo, a Praça Dona Mocinha e o Teatro do Sesc serão palco para  apresentações de grupos e artistas amadores e profissionais, além de uma mostra estudantil e de projetos sociais. Já as ações formativas presenciais serão realizadas na Antiga Estação de Trem e as atividades on-line acontecerão com transmissão pelo Zoom.

A abertura do evento será no dia 22 de abril, no Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340), a partir das 20h, e contará com apresentação do espetáculo “A Piscina”. Realizada pela GEDA Cia. de Dança Contemporânea, a montagem estreou no Palco Giratório Sesc 2021 e foi recriada especialmente para a Semana de Dança, com bailarinas que usarão o espaço arquitetônico da piscina do Sesc Canoas como plataforma cênica. Com atuação em Porto Alegre há mais de 30 anos, a GEDA já realizou circulação por 10 capitais do Brasil, além de ter se apresentado em países como Bélgica, Argentina e Cuba. Também já recebeu os prêmios Klauss Vianna, Açorianos de Dança e Dança na Rua, do então Ministério da Cultura.

Outro destaque do evento é a participação da pesquisadora Carlota Albuquerque, que possui uma vasta experiência na dança e no teatro. Ela ministrará o Workshop Residência, com tema “Corpo Poético”, nos dias 25, 26 e 27 de abril, das 9h às 12h, na antiga estação de trem de Canoas (Av. Victor Barreto, 2301 – Centro). A finalização do Workshop contará com uma Mostra de Processo no dia 29 de abril, às 19h, na Gala de Dança. Carlota é, também, diretora e coreógrafa da Terpsí Teatro de Dança, de Porto Alegre, e diretora artística do Canoas Coletivo de Canoas e pesquisadora do Coletivo GOMPA. Em 2010, recebeu a Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, pelo conjunto de trabalhos realizados pela arte no Brasil. 

As inscrições para as oficinas, seminários e workshops presenciais e virtuais estão abertas e podem ser feitas até o dia de cada atividade ou até terem vagas esgotadas, pelo link http://abre.site/0/semanadadanca2022. As apresentações no Teatro do Sesc Canoas terão distribuição de ingressos na bilheteria uma hora antes dos. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (51) 3456-2013, pelo WhatsApp (51) 99198-7062 e na página do Sesc Canoas no Facebook (www.facebook.com/sesccanoas). A programação completa pode ser conferida abaixo.  

O festival se encerra no Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril, com a tradicional Gala de Dança, onde 11 grupos e artistas profissionais com extensa trajetória em Canoas apresentarão performances de diversas linguagens e estilos, como ballet e danças árabes, urbanas, contemporâneas e do ventre. Art&Dança – Canoas, Ballet Erenita, Carol Fossá, Escola Najma Safi, Everton Silveira, Grazi Silveira Dança Flamenca, Kanauã Nharu, Kristian Galvão Studio de Danças, Sempre Tangos, Studio de Dança Attitude e Studio Spasso sobem ao palco do Teatro do Sesc Canoas, às 19h, para dançar e emocionar o público. 

Há 76 anos o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.

10ª Semana da Dança de Canoas

Data: 22 a 29 de abril

Realização: Sesc Canoas, Colegiado de Dança de Canoas e Prefeitura Municipal de Canoas

Apresentações no Teatro do Sesc Canoas: terão distribuição gratuita de ingressos na bilheteria uma hora antes do evento

Atividades formativas presenciais e on-line: as inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia de cada atividade ou até terem vagas esgotadas, pelo link http://abre.site/0/semanadadanca2022 

Programação:


22/04 (Sexta-feira) 

9h às 11h – Seminário “Ser artista docente no período pós-pandêmico: entrelaçamentos necessários no ensinar dança num meio híbrido entre o presencial e o on-line”

On-line via Plataforma Zoom

Sinopse: Na 10º edição da Semana da Dança de Canoas, o Seminário de Dança e Educação propõe a temática do fazer artístico no ensino de dança, levando para a discussão o ensino híbrido da dança, entre remoto e presencial, evidenciado nos dois últimos anos. Como docentes de dança mantém ou ajustam suas metodologias de ensino pensando a sala de aula virtual e presencial como espaço relacional de produção de conhecimento? Este seminário convida à reflexão sobre temas como o impacto do retorno às aulas e ensaios presenciais, atualizações necessárias ao ensino, às pesquisas e processos de criação em constante relação e diálogo com o meio e com as condições sócio-econômicas para tanto. Também visa abordar modos de seguir a luta de manter a dança como componente curricular necessário no ensino básico após esse período de isolamento, afirmando o poder do encontro, da criação e da produção de conhecimento em arte em tempos desafiadores.

Classificação etária: Livre

Ministrantes:

Isabel Marques: Coreógrafa, diretora e professora de dança, escritora. Formada em Pedagogia pela USP, Mestre em Dança pelo Laban Centre for Movement and Dance, Londres (hoje Trinity Laban), doutora pela Faculdade de Educação da USP/96. Fundou e dirige o Caleidos Cia. de Dança desde 1996. Atualmente, com Fábio Brazil, é diretora do Instituto Caleidos, fundado em 2007. 

Cibele Sastre: Docente na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Curso de Licenciatura em Dança. Graduada e mestre em Artes Cênicas, doutora em Educação pela UFRGS, especialista em Consciência Corporal – Dança pela FAP -PR e Analista de Movimento certificada pelo Laban/BartenieffInstituteof Movement Studies-NY, com bolsa do Ministério da Cultura do Brasil. É artista independente de dança, atuante como dançarina, coreógrafa/diretora, performer e atriz. Açorianos de Melhor Bailarina 2003; Prêmio Cultura Gaúcha pela realização do Conexão Sul, Encontro de Artistas Contemporâneos de Dança da Região Sul, diretora do Grupo de Risco, dança e pesquisa e integrante do Global Water Dances. 

17h – Apresentação de Rua

Grupos: Ballet Erenita, Espaço de Danças Tay Mendes, Art&Dança – Canoas, Kristian Galvão Studio de Danças, Escola de Danças Najma Safi, La Tablada

Local: Praça da Emancipação (R. Quinze de Janeiro, 848-892, Centro – Canoas)

Classificação etária: Livre

20h – Solenidade e espetáculo de abertura “A Piscina”

GEDA Cia. de Dança Contemporânea

Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro)

Classificação etária: Livre

23/04 (Sábado) 

9h às 11h – Seminário “Ser artista docente no período pós-pandêmico: entrelaçamentos necessários no ensinar dança num meio híbrido entre o presencial e o on-line”

On-line via Plataforma Zoom

Classificação etária: Livre

Ministrantes:

Isabel Marques: Coreógrafa, diretora e professora de dança, escritora. Formada em Pedagogia pela USP, Mestre em Dança pelo Laban Centre for Movement and Dance, Londres (hoje Trinity Laban), doutora pela Faculdade de Educação da USP/96. Fundou e dirige o Caleidos Cia. de Dança desde 1996. Atualmente, com Fábio Brazil, é diretora do Instituto Caleidos, fundado em 2007. 

Silvia Wolff: Bailarina, publicitária e produtora cultural, iniciou seus estudos de dança em PortoAlegre, local de sua origem, com Maria Cristina Flores Fragoso. Wolff é Doutora em Artes pela UNICAMP, Bacharel em Comunicação pela PUCRS (2000) e Mestre em Artes/Dança pela NYU (2005). Após sofrer um Acidente Vascular Cerebral, em 2007, vem se dedicando à exploração das relações entre a dança e a reabilitação neurológica. Desenvolveu estudos nesta área em Baltimore, nos Estados Unidos e em Zurique, na Suíça. 

14h às 16h – Workshop Intercâmbio “Corpos/Cidade: processos de criações e inquietações”

On-line via Plataforma Zoom

Sinopse: Esse será um lindo espaço de troca e acolhimento. Corpos/Cidade fala sobre processos de criação em meio ao caos. Pandemia, saúde mental, editais e muita pressão. Como produzimos em meio a tudo isso? São respostas e talvez muitas outras perguntas que traremos para esse espaço. A partir de dois projetos pessoais “INCORPORIUM: violências cotidianas que afetam o corpo artista” e “Estrutura: diálogos entre Corpos/Cidade”, que são projetos de criação em dança, serão abordadas essas e outras questões sobre nossos corpos como instrumento de criação potente em meio a tudo que nos cerca. 

Ministrante: Kanauã Nharu

Classificação etária: Livre


18h – Apresentação de Rua
Grupos participantes: Ballet Erenita, Art&Dança – Canoas, Studio Connect Dance, Sempre Tangos, Juçara Cardoso, Studio de Dança Attitude, Grupo Hip Rockers, Companhia Taty Macieski

Local: Anfiteatro do Capão do Corvo (Av. Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 700 – Mal. Rondon)

Classificação etária: Livre

24/04 (Domingo) 

9h30 às 11h – Oficina de Dança Sensual

Sinopse: Com sua metodologia comprovada via pesquisa científica, o autoconhecimento através do movimento, em suas aulas trabalha as fases iniciais importantes e esquecidas, como trajetória, diferença de músculos e articulações, etc.

Ministrante: Jaque Dance (Professora há mais de uma década, nos últimos anos vem se dedicando ao estudo da maleabilidade e mobilidade da pelve e da coluna, através de ritmos com groove marcante, como o funk e danças sensuais. Atuou durante 7 anos como Dançarina profissional, o que lhe deu a oportunidade de conhecer nove estados do Brasil com a arte da dança. Atualmente, através de apresentações, workshops, consultorias e aulas particulares, ensina todos a perderem a timidez e se tornarem mais autoconfiantes. Seu projeto de dança on-line (Dança Diária) para o público iniciante com dificuldade de aprendizagem já conta com mais de 2.500 alunos em mais de 16 países).
Local: Antiga Estação de Trem (Av. Victor Barreto, 2301 – Centro)

Classificação etária: 18 anos

11h às 12h30 – Oficina de Jazz Funk

Sinopse: A proposta trabalha com vertentes do hip e hop e jazz, além de enteder a sensualidade, atitude, bounce, vertentes afrodiaspóricas, musicalidade, intenção de cada movimento, níveis e velocidade.

Ministrante: Ally Gomes (Allyson Gomes dos Santos tem 25 anos, é natural de Porto Alegre e atualmente reside na cidade de Viamão. Iniciou seus estudos com seus irmãos e alguns anos depois fez o curso/oficina de dança de rua. Em 2017, entrou para grupo Art&Dança, pelo qual participou de diversos eventos e algumas competições. Já fez workshops com professores renomados nacionalmente como Jo Cardozo, Fran Manson, Eddy Soares e Fernanda Fiuza, e também internacionais, como Buddha Stretch, Legendary Monster LaBeija, Dassy Lee, King Charles. Atualmente é professor nos estúdios Casa da Art e Studio Attitude, ambos de Canoas).

Local: Antiga Estação de Trem (Av. Victor Barreto, 2301 – Centro)

Classificação etária: Livre

13h30 às 15h – Oficina de Dança Afro

Sinopse: Direcionada aos públicos infantil, juvenil e adulto, a oficina irá abordar o sagrado e o profano da dança afro. Haverá uma introdução da dança afro-brasileira e uma passagem por algumas manifestações afro-brasileiras, como afoxé, dança dos orixas, samba de côco, ciranda, jongo e samba de roda. Esta oficina tem o objetivo de promover e despertar nos participantes o interesse pela cultura  afro-brasileira, proporcionando criatividade, lazer e cultura viva.

Ministrante: Val Benitez (Coordenadora do Grupo Mojubá Dança Afro e idealizadora do Coletivo Balaio de Opinião, grupo de estudos do samba do Recôncavo, bailarina, estudante de Educação Física, Capoeirista, artesã, figurinista, pertenceu ao Grupo Afro Ylú Ayê e ao Corpo de Baile do BALE LE CIGNE, da Fundação Cultural de Canoas. Circulou pelas cidades de Canoas e Porto Alegre, com apresentação de Teatro, Capoeira e Dança, chamado “O Menino Chorou”, junto ao Grupo de Capoeira Angolabrasil, em 2021 recebeu o Prêmio Trajetórias Culturais).

Local: Antiga Estação de Trem (Av. Victor Barreto, 2301 – Centro)

Classificação etária: Livre

15h às 16h30 – Oficina de Dança Moderna

Sinopse: A oficina abordará conteúdos como reconhecimento gestual, reorganizações corporais da DM, vetores de deslocamento e experimento corporal, utilizando como métodos a técnica Garham e Laban de postura corporal, Butoh, Movimento Minimalista de Grotoviski, entre outros. 

Ministrante: Alex Gonzaga (Residente no município de Canoas, é graduando do curso de Licenciatura em Dança – Uergs, e também, graduando do curso de Licenciatura em Língua Portuguesa – Uergs. É o coordenador técnico da Cia de Dança (Código Dance), onde se desenvolvem as propostas de formação continuada de Interpretes Criadores, sempre atento em propiciar que os alunos da rede pública de ensino fundamental das escolas próximas do bairro Guajuviras, de Canoas, possam enviar seus alunos em situação de vulnerabilidade, baixa renda ou baixa aprendizagem, para receberem os conteúdos de Arte-Educação em Dança Clássica e Moderna. Atua desde 2006 com Dança Clássica e Moderna, além de ser autodidata em filosofia).

Local: Antiga Estação de Trem (Av. Victor Barreto, 2301 – Centro)

Classificação etária: Livre

18h – Apresentação de Rua
Grupos participantes: Studio Spasso, Escola de Danças Najma Safi, Carol Fossá, CCJ -Escola de Dança La Tablada, Casa da Art, Grazi Silveira Dança Flamenca, Kanauã Nharu, Kristian Galvão Studio de Danças, Folclore Ucraniano Solovey, KS Urban, Espaço de danças Tay Mendes, Art&Dança – Canoas, Rondon Grupo de Dança, Grupo Hip Rockers

Local: Anfiteatro do Capão do Corvo (Av. Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 700 – Mal. Rondon)

Classificação etária: Livre


25/04 (Segunda-feira) 

9h às 12h – Workshop Residência – Corpo poético

Sinopse: A oficina provoca e explora o movimento expressivo do corpo e suas poéticas, revelando o potencial sensível e criativo de cada participante: “poéticas de encontros e revelações”. O corpo como um espaço e o espaço que ele ocupa, singularidades da voz do corpo o os sons que este produz. Pensar o corpo por meio de dispositivos teóricos práticos; o corpo como superfície de contato e escuta.  
– Vivenciar o processo de criação a partir de experimentos onde a relação corpo / objeto é acionadora de uma dramaturgia.  
– Exercícios de consciência e organização corporal com foco na liberação das articulações.  
– Montagem experimental

Ministrante: Carlota Albuquerque (Pesquisadora de movimento com uma extensa trajetória de criação não apenas na área da dança, mas no teatro. É diretora e coreógrafa da Terpsí Teatro de Dança, de Porto Alegre RS e diretora artística do Canoas Coletivo de Dança. Em 2010 recebe a ORDEM DO MÉRITO CULTURAL, da Presidência da República e Ministério da Cultura, pelo conjunto de trabalhos realizados pela arte no Brasil. Desde 2010 é professora de Poéticas Corporais do Curso de Formação de Atores da Casa de Teatro de Porto Alegre. Pesquisadora do Coletivo GOMPA de artes da cena RS, desde 2016)

Local: Antiga Estação de Trem (Av. Victor Barreto, 2301 – Centro)

Públicos de interesse: Estudantes de dança, bailarines, atores e atrizes 

Classificação etária: 16 anos

19h às 21h – Workshop Intercâmbio “Preta Mina: Raízes da Criação”

On-line via Plataforma Zoom

Sinopse: Baseado no espetáculo “O Fim do Silêncio o Eco do Incômodo” e no EP “O espetáculo do invisível”, o workshop abordará uma troca de olhares em lugares das cenas diferentes. O entender onde começa, as preocupações do que o outro entende. E o que se vê como resultado final. 

Ministrante: Preta Mina (Danielle Costa ou Preta Mina iniciou seus estudos em dança pelo Projeto “Misturando Dança e Educação”, em 2008, no município de Canoas. Parte da sua formação veio do Laboratório da Dança em Porto Alegre, de 2012 a 2015. Em 2015, se tornou Bailarina do Canoas Coletivo de Dança, em que participou dos Espetáculos “Anatome” (2015), “WhatsApp Para Shakespeare” (2016), “O Buraco” (2018) e “Sambaracotu” (2019) com Direção de Carlota Albuquerque. Em 2020, participou do Festival Porto Alegre em Cena com uma vídeo-arte com suas poesias e artes visuais. Em 2021, lançou seu primeiro EP, “Preta Mina o Espetáculo Invisível”, realizado pela Lei Aldir Blanc. Participou dos projetos Identidades Brasilis e Palco Giratório, do Sesc, e de apresentação no Teatro São Pedro abrindo as comemorações da Semana da Consciência Negra).

Classificação etária: Livre

26/04 (Terça-feira) 

9h às 12h – Workshop Residência – Corpo poético

Ministrante: Carlota Albuquerque

Local: Antiga Estação de Trem (Av. Victor Barreto, 2301 – Centro)

Classificação etária: 16 anos

14h – Mostra Estudantil e de Projetos Sociais

Grupos participantes: Associação Pestalozzi de Canoas, Grupo Hip Rockers, VMGUSTA, Sunshine – EEEM CÔNEGO José Leão Hartmann, Estúdio Código Dance, Escola Estadual Guilherme de Almeida, Grupo DALP, Vicor Jaines Cabral, Rondon Grupo de Dança

Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro)

Classificação etária: Livre

27/04 (Quarta-feira) 

9h às 12h – Workshop Residência – Corpo poético

Ministrante: Carlota Albuquerque
Local: Antiga Estação de Trem (Av. Victor Barreto, 2301 – Centro)

Classificação etária: 16 anos

19h – Mostra de dança

Grupos participantes: Ballet Erenita, Studio Connect Dance, Ópera Dança Escola de Dança, Studio Spasso, V Dance, CENDA Centro de Dança, Sempre Tangos, Studio de Dança Attitude, Espaço de danças Tay Mendes
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro)

Classificação etária: Livre

28/04 (Quinta-feira) 

12h – Apresentação de Rua
Grupos participantes: Art&Dança – Canoas, Studio Spasso, Espaço de Danças Tay Mendes, Ballet Erenita, Everton Silveira Trindade, Grazi Silveira Dança Flamenca
Local: Praça Dona Mocinha – Niterói (R. Júlio de Castilhos, 300-412 – Niterói)

Classificação etária: Livre

19h – Mostra de Dança
Grupos participantes: Grazi Silveira Dança Flamenca, Ballet Ana Costa, Art&Dança -Canoas, Academia de dança Semei Arte, Escola de Danças Najma Safi, Studio de Dança Attitude, Casa da Art, Espaço de danças Tay Mendes, KAS Ballet, Grupo Hip Rockers, Grupo Clássicos Dance, Studio de Dança Ana Conrado, KS Urban
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro)

Classificação etária: Livre

29/04 (Sexta-feira) 

19h – Gala de Dança e Mostra de Processo do Workshop Residência
Grupos participantes: Art & Dança – Canoas, Ballet Erenita, Carol Fossá, Escola de danças Najma Safi, Everton Silveira, Grazi Silveira Dança Flamenca, Kanauã Nharu, Kristian Galvão Studio de Danças, Sempre Tangos, Studio de Dança Attitude e Studio Spasso
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro

Classificação etária: Livre

Por: Shállon Teobaldo