Instituto Ling receberá sessão especial de abertura do XVIII Fantaspoa e programações exclusivas do festival

Pela primeira vez, o Instituto Ling receberá parte da programação do Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre, evento pioneiro do gênero no país, que chega neste ano a sua 18ª edição. De 14 a 30 de abril, o centro cultural acolherá mais de 20 atividades do XVIII Fantaspoa, incluindo sessões musicadasexibições comentadas por especialistasmostra de filmes de animação, além de atividades gratuitas, como palestras sobre cinema e uma oficina sobre a realização de longas-metragens.

O principal destaque são as sessões com trilha sonora ao vivo, que serão realizadas com exclusividade no Instituto Ling. A primeira será no dia 14, na sessão especial de abertura do evento, que contará com exibição do filme Nosferatu (1922), do diretor Friedrich Wilhelm Murnau, e participação do músico porto-alegrense Carlos Ferreira. O longa-metragem, considerado a obra-prima do expressionismo alemão, é uma adaptação cinematográfica do romance Drácula (1897), de Bram Stoker, e conta a história do conde Graf Orlock, vampiro que espalha terror na cidade de Bremen.

As outras duas sessões musicadas ocorrem nos dias 19 e 20 nas exibições de O Inferno (1911), que ganham interpretações de Carlos Ferreira e do produtor, músico e compositor Fu_k The Zeitgeist. O clássico de Francesco BertoliniAdolfo Padovan e Giuseppe de Liguoro é inspirado no poema épico A Divina Comédia, de Dante Alighieri, e será exibido em cópia restaurada recentemente, após décadas considerado perdido.

O Instituto Ling também receberá seis atividades formativas do festival. Serão cinco palestras, ministradas por profissionais experientes e atuantes na indústria cinematográfica, abordando temas variados, como animação, produção, roteiro e assistência de direção: Criando um longa em stop motion, com Cesar Cabral, dia 23, às 10h30; Teatro e Cinema – Transposições narrativas, com Paulo Biscaia Filho, dia 28, às 14h; Assistência de Direção – A peça fundamental, com Fabian Forte, dia 29, às 14h; Direção de Fotografia no Cinema Independente, com Andre Sigwalt, dia 30, às 10h30; e Criando Roteiros, com Chris Sivertson, dia 30, às 14h. Haverá ainda a oficina Realização de longas-metragens, da concepção ao lançamento, com Nikias Chryssos, no dia 23, às 14h.

O restante da programação recebida pelo centro cultural inclui parte da mostra de animações do festival, com filmes de países como Grécia, Coréia do Sul, França, Japão, Canadá, Bélgica e Filipinas, além de sete filmes com sessões comentadas pelos seus diretores, com destaque para a exibição de Vampire Girl vs. Frankenstein Girl (2009), no dia 18, às 20h, que contará com a presença do cineasta japonês Yoshihiro Nishimura, cuja carreira será homenageada nesta edição do Fantaspoa.

Os ingressos para as exibições custam R$ 16 no valor inteiro e R$ 8 para quem tem direito a meia-entrada. As palestras e a oficina são gratuitas, mediante inscrição prévia. As entradas estão disponíveis no site www.institutoling.org.br e na recepção do centro cultural.