Projeto Músika de Presente promove homenagens e celebra a história da apresentadora Xuxa Meneghel

Foto: Rafael Rodrigues

Música pode ser considerada uma das expressões artísticas mais genuínas e com mais poder de alcance. Nela, podemos colocar todo tipo de emoção através de palavras, melodia, tons e subtons, fazendo dela uma poderosa ferramenta de canalização e reverberação de mensagens e sentimentos. Música pode servir como protesto, como celebração, como homenagem e também como presente. E é nessa intenção, aliada a uma série de razões trazidas pela pandemia do coronavírus, que surgiu o projeto Músika de Presente, idealizado, criado e desenvolvido pelo músico cearense João Sobral. – “Costumo dizer que a dificuldade é a mãe da invenção. E o Músika de Presente nasceu dessa necessidade e dessa vontade de se reinventar, num período complicado, e ainda tendo a chance de presentear pessoas .” – explicou o músico.

O projeto, que teve início em 2020 e surgiu como alternativa de trabalho, já homenageou mais de 100 pessoas e neste mês de março irá fazer uma homenagem especial a uma grande artista. Prestes a comemorar 59 anos no próximo dia 27 de março, a apresentadora gaúcha Xuxa Meneghel receberá uma Músika de Presente, feita especialmente para ela, e contando parte de sua trajetória até aqui. Mas por quê Xuxa? João responde de pronto – “O projeto vem fazendo ações homenageando algumas pessoas especiais e eu sempre gostei da Xuxa, aliás me lembro que a primeira vez que fui ao cinema foi pra ver um filme dela. Ela fez parte da minha infância, então por que não homenageá-la em seu aniversário?”.

A ideia do músico é lançar a música nas plataformas digitais exatamente no dia do aniversário da apresentadora e, mesmo sem gostar de criar expectativas, torcer para que ela goste do reggae feito especialmente para ela. – “Não gosto de ficar pensando no que vai ser, prefiro achar que já aconteceu e está sendo um sucesso.  Tudo é possível e é um presente…presente se recebe!”, destacou.  Além de Xuxa, alguns outros nomes conhecidos da tv e do meio artístico, como a apresentadora Luísa Mell, os netos da apresentadora Ana Maria Braga e o pequeno Bless, filho dos atores Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, já foram homenageados ou fizeram a homenagem através do Músika de Presente.

Mas o projeto é uma iniciativa feita para que todas as pessoas que desejam possam presentear familiares, amigos e demais pessoas queridas. Para adquirir a sua Músika de Presente, basta entrar em contato, contar um pouco da históriade quem se deseja presentear, indicar uma música de referência para que se escolha o estilo musical e mãos à obra! João compõe a letra, grava, produz e entrega o produto final em MP3, com o nome da música, um vídeo – chamado de fullgif – e o uploud nas plataformas. Em dois anos de projeto, já foi possível ter vivido e se envolvido com muitas histórias especias. – “São muitas histórias lindas e é muito difícil não se envolver com tanta inspiração! Fiz música para uma criança de Santa Catarina e depois disso criamos uma relação próxima. A família toda me chama de tio”, contou.

Assim como o lema do projeto, João também acredita que “tudo que inspira, se faz canção” e é assim que ele procura dar sequência a seus projetos – autorais, além do Músika de Presente. O músico que reside em São Paulo têm se reiventado nos dois últimos anos e criado alternativas para seguir trabalhando com música de forma independente, mesmo sentindo diariamente todos os percalços do caminho e encarando a vida de frente, exemplo que trouxe de casa – “Gosto de pensar que todo mundo é artista. Minha mãe veio do Ceará com 6 filhos num ônibus, isso é ser artista tbm. Esse pedestal de “Artista” não é pra mim. Sou um trabalhador da cultura e é difícil ver e viver essa desiguldade escancarada no mundo”, finalizou.

SERVIÇO:

O QUÊ: Uma homenagem em forma de Canção – Projeto Músika de Presente promove homenagens e celebra a história da apresentadora Xuxa Meneghel no próximo dia 27

QUANDO: 27 de março

ONDE: Plataformas de música – Spotify

Por: Camila Sequeira