Espetáculo audiovisual inédito apresenta folclore gaúcho para crianças

Foto: Nilton Santolin

O projeto “Folclore Gaúcho nas Escolas” acaba de lançar um show audiovisual inédito, que explora a música, a dança e demais elementos da cultura do Rio Grande do Sul. Voltado para crianças, o espetáculo já está disponível para o público e pode ser conferido gratuitamente pelo YouTubehttps://tinyurl.com/folcloregauchonasescolas

A concepção do espetáculo se deu a partir de uma pesquisa do jornalista Renato Mendonçae traz conteúdos e informações didáticas sobre o folclore do Rio Grande do Sul, intercalados com apresentações musicais e de dança, leitura de poesias e textos sobre os símbolos da tradição e da cultura do Estado. A narração é de Hique Gomez.

O repertório traz obras de Teixeirinha, Lupicínio Rodrigues, Elton Saldanha, Nico e Bagre Fagundes, Paulo Ruschel e Barbosa Lessa, entre outros, interpretadas pelos grupos CriançasEmCanto, coordenado por Cristina Sorrentino, Celíssimo – Quarteto de Violoncelos da UFRGS, sob coordenação da professora Milene Aliverti.

O show foi gravado ao vivo no dia 8 de dezembro de 2021, no Teatro do Sesc, em Canoas, com a participação de crianças e professores de escolas públicas da cidade.

Além do show online, o projeto também conta com um minidocumentário e um material didático complementar, a ser distribuído para as escolas, fornecendo subsídios para a abordagem do tema nas escolas. 

O projeto Folclore Gaúcho nas Escolas conta com apoio do SESC e é realizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul –  Pró-cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, por meio do Edital SEDACTEL nº 10/2018 Edital de Concurso “Pró-cultura RS FAC do Folclore”. 

Por: Raphaela Donaduce Flores