Noite dos Museus confirma data para a edição de 2022 e terá programação especial de aquecimento

Foto: Felipe Fraga

Um dos eventos culturais mais queridos e populares de Porto Alegre, o Noite dos Museus terá, pela primeira vez, uma programação especial de aquecimento. Recebida pelo Instituto Ling a partir do dia 5 de março, a agenda inclui uma série de atividades culturais, totalmente gratuitas, em preparação para a sexta edição do megaevento, que acontecerá em 21 de maio.

Intitulado Ling Aquece Noite dos Museus, o projeto abrange expressões artísticas musicais, cênicas, literárias, performáticas e visuais, além de atividades formativas, como palestras, debates e workshops. A programação de março é formada por oito atrações que já estão com as inscrições abertas, sem custo, pelo site www.institutoling.org.br. As atividades dos próximos meses serão divulgadas em breve.

Entre os shows confirmados estão os irmãos Ernesto e Paulinho Fagundes apresentando, com voz, violão e bombo leguero, o seu mais recente disco, Capricórnio, no dia 5; e a produtora musical, compositora e performer Bê Smidt mostrando o projeto artístico Viridiana, que mescla referências da canção brasileira com a música pop e eletrônica dançante, no dia 9.

Na área da dança, haverá duas opções para o público conferir. A primeira será Macho Homem Frágil, performance criada e protagonizada por Eduardo Severino, que terá sessão no dia 11. Com direção de Eva Schul e trilha sonora assinada por Felipe Azevedo, a montagem trata de temas como violência e fragilidade, instigando a plateia a refletir sobre as diversas facetas da masculinidade. A segunda, marcada para o dia 18, é o espetáculo Cross-Cap, concebido pela diretora Lícia Arosteguy com os bailarinos Luciano TavaresRenata de Lélis e Viviane Lencina. A obra coreográfica não linear, com trilha original de Caio Amon, explora a ideia de estruturas impossíveis, inspiradas no artista gráfico M. C. Escher.

Já no dia 25, o centro cultural será palco da performance A poesia musical de Pretana, com a  cantora, poeta, compositora e escritora apresentando seu repertório autoral com participação do DJ José Castelan. A multiartista de 23 anos, natural de Belo Horizonte, mostrará o trabalho que vem desenvolvendo em Porto Alegre desde os 16 anos, quando iniciou sua carreira no circuito slammer da cidade, sendo integrante de projetos como o Slam das Minas e o Poetas Vivos.

O Ling Aquece Noite dos Museus também abrirá espaço para discutir diversos temas que abrangem a arte e seus espaços, com o ciclo de debates O museu depois: qual será o papel das instituições culturais no pós-pandemia?. Serão três encontros com enfoques e convidados diferentes. No dia 16, o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, e a coordenadora da programação cultural do Instituto Ling, Laura Cogo, falarão sobre as novas realidades enfrentadas pelas instituições culturais, em bate-papo com mediação do diretor executivo da Unibes Cultural, Bruno Assami. No dia 23, o tema será A (in)visibilidade negra, feminina, trans e indígena nas instituições culturais, em conversa entre a coordenadora de educação do Instituto Moreira Salles, Renata Bittencourt, e o curador e doutor em artes visuais Igor Simões, com mediação do jornalista cultural Roger Lerina. E no dia 30, fechando a programação do primeiro mês, o projeto receberá o pesquisador e crítico de arte Paulo Herkenhoff e a diretora do IEAVi e do MACRS, Adriana Boff, para discutirem o futuro das instituições culturais.