OSPA lança CD inédito nas plataformas de streaming

Foto: Iasmin Bossa

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), lançou nesta semana nas plataformas de streaming o CD “OSPA e Convidados”, primeira gravação da orquestra em 20 anos. O álbum traz cinco faixas assinadas por compositores brasileiros de diferentes gerações: Radamés Gnattali, Dimitri Cervo, João Guilherme Ripper, Fernando Deddos e Arthur Barbosa. A orquestra interpreta o repertório sob regência do seu maestro e diretor artístico, Evandro Matté. Já os solistas são instrumentistas proeminentes da própria OSPA: Douglas Gutjahr (percussão), Emerson Kretschmer (violino) e Quinteto de Metais Porto Alegre.

O CD contou com um evento de pré-lançamento, com público limitado, no último domingo, 5 de dezembro. Na ocasião, foi também inaugurada a Sala de Recitais, novo espaço da Casa da OSPA. “Já fazia 20 anos que a OSPA não lançava um CD. É tempo demais para uma orquestra deste tamanho. O CD, no formato físico, é extremamente importante como registro histórico”, pontuou o diretor artístico e maestro Evandro Matté. Em 2021, completaram-se 20 anos do último CD da OSPA: a ópera infantil “Boiúna”, de Walter Schültz, gravado em outubro de 2001 na Igreja Nossa Senhora das Dores, sob regência do maestro Ion Bressan.

Gravado na Sala Sinfônica da Casa da OSPA, em maio de 2018, o álbum “OSPA e Convidados” teve produção da Audio Porto e de Alexandre Ostrovski Jr. Naquele ano, um grande concerto no dia 26 de maio apresentou o repertório ao público. A apresentação está disponível integralmente no canal do YouTube da OSPA

Foto: Maí Yandara

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)

Lançamento do CD “OSPA e Convidados”

Disponível nas principais plataformas de streaming de música.

Escute no Spotify 

Escute no Deezer

Escute no YouTube

FICHA TÉCNICA

Regente: 

Evandro Matté 

Solistas: 

Douglas Gutjahr

Emerson Kretschmer

Quinteto Porto Alegre

Faixas:

  1. Mba’epu porã, Arthur Barbosa
  2. Concerto Grosso para Quinteto de Metais e Orquestra, Fernando Deddos

I. Alegre, Esperançoso

II. Andante, Poco Rubato

III. Marchar!

  1. Improviso para Violino e Orquestra, João Guilherme Ripper
  2. Canauê, Dimitri Cervo 
  3. Divertimento para Marimba e Cordas, Radamés Gnatalli

 Direção Artística:

Evandro Matté  

Apresentação:

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) 

Lei de Incentivo à Cultura

Patrocínio da Temporada Artística: Banrisul e Alibem.

Patrocinadores da Casa da Ospa: Banrisul, Vero, Panvel, Grupo Zaffari e Gerdau.

Apoio da Temporada Artística: Dufrio e Sulgás.

Realização: Fundação Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós, Secretaria da Cultura do RS, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal – Pátria Amada Brasil.

Por: Luiza Piffero