Festival Câmera Causa na Escola encerra o projeto neste domingo

Seguindo a premissa de nos perguntamos se estamos fazendo a coisa certa para as pessoas certas, que é a base do projeto Câmera Causa na Escola, anunciamos que, neste domingo (12), acontece o encerramento do Festival Câmera Causa na Escola, uma iniciativa que festeja o processo de aproximadamente três meses levando, junto ao Governo do RS, oficinas de audiovisual para adolescentes de 12 escolas em 12 cidades do interior do Estado. O Festival acontece de 03 a 12 de dezembro, no site oficial do projeto (www.cameracausa.art.br/festival) e reune os 15 curtas selecionados, dentre os 63 produzidos nas oficinas, através do número de visualizações e das escolhas feitas pela própria equipe do projeto Câmera Causa.

O Festival Câmera Causa na Escola premiará nove categorias – Melhor AnimaçãoMelhor DocumentárioMelhor FicçãoMelhor RoteiroMelhor AtuaçãoMelhor Fotografia Melhor Montagem, além dos prêmios de Júri Popular, produção com o maior número de visualizações, e Amigs da Turma, que será oferecido a três participantes das oficinas que tiveram uma atuação fundamental na construção dos projetos de forma coletiva. A ação contará com um evento presencial para participantes e convidados que acontecerá no dia 12 de dezembro na Sala de Cinema Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana, com transmissão ao vivo, a partir das 10h, pelas redes do Câmera Causa.

O júri do festival é composto pela professora de teatro da Casa de Teatro e atriz, Larissa Sanguiné; pela coordenadora do Programa de Alfabetização Audiovisual Ufrgs/Cinemateca Capitólio, Maria Angélica Santos; e pela professora da rede municipal de Canoas e co-realizadora do curta “Evitando o Bullying”, nas oficinas Câmera Causa, Sonsearay Pereira. As premiações vão de consultorias e cursos com profissionais consagrados do meio, a livros da área audiovisual e ainda assinaturas da primeira plataforma de streaming focada em conteúdos audiovisuais produzidos no Rio Grande do Sul.  O RS Flix oferecerá assinaturas para cada escola que participou do projeto, uma para o vencedor pelo Júri Popular e três para os Amigs da Turma – “A ideia, através desta premiação, é seguir estimulando os participantes a produzirem seus filmes e levar os projetos cada vez mais adiante”, explicou o realizador das oficinas Câmera Causa na Escola, Gustavo Spolidoro.

Fazem parte deste time nomes como: James Zortéa, fundador da Osso Filmes, um núcleo de concepção e produção de projetos de cinema e arte (Consultoria de Animação -Melhor Animação); Renato Dornelles, jornalista, escritor, diretor e roteirista (Consultoria de Realização – Melhor Documentário); Emiliano Cunha, diretor, roteirista e produtor (Consultoria de Direção – Melhor Ficção); Iuli Gerbase, cineasta e mestra em Escrita Criativa (Consultoria de Roteiro – Melhor Roteiro); Larissa Sanguiné, atriz, performer, diretora de teatro, professora e coordenadora pedagógica da Casa de Teatro de Porto Alegre (Curso de Atuação na Casa de Teatro de Porto Alegre – Melhor Atuação); Elizabeth Thiel, fotógrafa, realizadora audiovisual e produtora do projeto Câmera Causa na Escola (Consultoria de Direção de Fotografia – Melhor Fotografia); Alfredo Barros, montador, jornalista e especialista em Marketing e Comunicação (Consultoria de Edição – Melhor Montagem) e  Aletéia Selonk, presidente do Forcine – Fórum Brasileiro de Ensino de Audiovisual e Cinema (Consultoria de Realização – Prêmio Júri Popular). Além disso, os 15 indicados recebem ainda olivro “Meu Primeiro Filme”, do cineasta, fundador da Prana Filmes e músico, Carlos Gerbase. Todos estes profissionais do audiovisual brasileiro e gaúcho ofereceram-se, gentilmente, para fazer parte deste importante momento.

As produções – quatro animações, quatro docs e sete ficções – podem ser assistidas no site oficial do projeto – www.cameracausa.art.br, onde será possível também encontrar todas as informações. Abaixo, a lista dos indicados:

Uma noite em pânico, de Laura Dornelles, Ariane Victória Morati, Kelly Fernanda Pimentel, Gabriel Mazzuti e Kauane de Morais Tassotti – I.E.E. Professor Annes Dias / Cruz Alta.

Vida de professor na Pandemia, de Amalia Heberle, Sérgio Magalhães, Roberta Santos, Maicon Barbosa – E.E.E.M. Areal / Pelotas.

A Escola do Medo, de Alex Custódio, Ester Ríveca, Vitor Aguiar e Stefani Osório – E.E.E.M. Neuza Goulart Brizola / Cachoeirinha.

Resgate Histórico – Colégio Estadual Landell de Moura, de Luciane Eloisa Brandt Benazzi, José Luís dos Santos e Ana Carolina Souza Prado – C.E. Landell de Moura / Bento Gonçalves.

Meu Corpo, Minhas Regras, de Jéssica Jorge Gomes, Julia de Jesus da Silva, Laura Dornelles, Jocemara Aparecida e Saléte Regina Protti – I.E.E. Professor Annes Dias / Cruz Alta. 

A história do cinema, de Jorge Lopes Lara, Kleberson Pereira Rodrigues, Lucas Da Silva Forcolen –  E.E.E.M. Jardim Planalto / Esteio.

Um dia de Prova, de Aline Fernanda Gasparetto, Prof. Joice Colbeich, Rafaella de Aguiar Coradini – C.E. Farroupilha  / Farroupilha.

Qual a velocidade do Tempo?, de Julia Fabiane Oliveira da Rosa, Aimee Morais Primon, Aléxia de Lima Lopes, Giovana Bisso Machado – I.E.E. Professor Annes Dias / Cruz Alta.

Um olhar ao próximo, de Matheus Kruger Pereira – E.E.E.M. Roberto Bastos Tellechea  / Rio Grande.

Quando a porta se fecha, de Kimberly Yasmin Maciel Dos Santos, Michele Moura Silveira, Peterson da Rosa Costa – E.E.E.M. Jardim Planalto / Esteio.

(In)completo, de Emili da Cruz, Nayana Alban Antunes Dos Santos –  E.E.E.M. Jardim Planalto / Esteio.

A Moda na Era Vitoriana, de  Amanda do Couto Cardoso, Ana Karolina Santos Rosa – E.E.E.M. Nossa Senhora Aparecida / Tramandaí.

Modelo da perfeição, de Lucas Kauã Chalmes Lima da Silva – E.E.E.M. Campos Verdes / Alvorada.

Grito Estudantil, de Renan Duarte de Oliveira, Matheus Borges De Camargo – E.E.E.M.Nossa Senhora Aparecida / Tramandaí.

Vida na Terra – Earth Life, de Luísa Celestino Vargas, Evelyn Vitória Oliveira Fernandes – E.E.E.M. Neuza Goulart Brizola   / Cachoeirinha.

Por: Camila Sequeira