Silvero Pereira desembarca em Porto Alegre com o aclamado espetáculo ‘BR-TRANS’

Foto: Victor Augusto

O palco do Theatro São Pedro recebe no próximo dia 8 de dezembro, a derradeira sessão de BR-TRANS, espetáculo que estreou há nove anos em Porto Alegre, com direção de Jezebel De Carli e estrelado por Silvero Pereira.

Depois de ser assistido por mais de 60 mil espectadores e passar por mais de 70 cidades do Brasil, incluindo Alemanha e Estados Unidos, a montagem, idealizada por Silvero, tem como campo temático e narrativo o universo de travestis, transexuais e artistas transformistas brasileiros.

Um processo cênico, antropológico e documental traz à cena histórias de solidão, superação, medo e empatia. Histórias que se encontram e se confundem entre si, com a vida e as inquietações do ator. Recortes de vidas, e vidas recortadas, a partir da pesquisa de Silvero entre conversas pelas ruas e casas de shows do país. BR-TRANS é um trânsito de informações e de fatos reais. Uma BR construída a partir das convergências, divergências e deslocamentos entre os polos Sul e Nordeste do Brasil.

Criado a partir de fragmentos de vidas reais, BR-TRANS versa acerca de histórias presentes no cotidiano de pessoas do universo LGBTQIA+, onde o preconceito e a violência são imperativos. Entretanto, a peça não se restringe somente a episódios tristes, ela exalta casos de empatia e fraternidade, que garantem à obra perpetuar momentos comoventes, de humor e profunda humanização. A peça foi eleita uma das ‘10 melhores peças de 2016’ – pelo jornal O Globo e foi indicada aos prêmios APTR, CesgranRio, Questão de Crítica e Aplauso Brasil, nas categorias melhor espetáculo, dramaturgia, direção e ator.

A diretora Jezebel De Carli teve seu primeiro contato com Silvero através de um amigo em comum, quando estava participando de um festival em Salvador, que contou sobre a pesquisa que o ator estava desenvolvendo, sobre a arte transformista, e que ele estava a procura de um diretor que pudesse ser seu “provocador cênico”. Um manifesto, uma narrativa documental, um teatro depoimento, uma performance transformista, como a diretora costuma descrever. Desde 2013 a peça integra a programação dos mais importantes festivais de teatro do Brasil e do exterior e em 2023 BR-TRANS cruza o oceano para chegar em terras portuguesas, com apresentações previstas para as cidades de Lisboa, Porto, Braga e outras.

BR-TRANS é um processo artístico-documental que traça os pontos convergentes e divergentes do universo LGBTQI+ brasileiro entre os pólos regionais Nordeste e Sul. Trata-se de um trabalho estético com base nos afetos, nas relações estabelecidas durante a pesquisa e na oportunidade de provocar questionamento, quiçá uma transformação social a partir da quebra de preconceitos por meio da arte”, afirma Silvero.

SERVIÇO