Orquestra da Ulbra retoma os Concertos Didáticos

Em novembro, a Orquestra de Câmara da Ulbra retoma o projeto Concertos Didáticos – iniciativa realizada há mais de 15 anos com o objetivo de levar a música orquestral para crianças da rede pública. Serão realizadas apresentações em dez cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre: Alvorada, Canoas, Guaíba, Cachoeirinha, Taquara, Sapiranga, Novo Hamburgo, São Jerônimo, Campo Bom e Gravataí. O projeto inicia agora e seguirá a agenda de concertos no primeiro semestre de 2022.

A primeira apresentação ocorre nesta quinta-feira (25/11),na Paróquia São José Operário (Rua Oceania, 166), em Alvorada. Participarão 350 crianças de 12 escolas da Rede Pública da cidade previamente inscritas.

O repertório inclui obras de importantes compositores da história da música, como Concerto em Ré Maior, de A. Vivaldi; Divertimento em RéM, de W.A. Mozart; A música noturna de Madri, de Luigi Boccherini; e também Temas do filme Aladin, do folclore brasileiro,Samba Lelê e Danças Gaúchas, de Alfred Hulsberg. O objetivo é democratizar o acesso à música orquestral e formar novas plateias, contribuindo na ampliação dos horizontes culturais dos alunos.

A escolha do programa e regência dos concertos é do maestro Tiago Flores, que desenvolve projetos nesta área há mais de quinze anos. Durante o concerto, ele conversará com as crianças, explicando os instrumentos, ensinando alguns ritmos, falando sobre as obras e compositores apresentados.Ao final de cada espetáculo, alunos são convidados a interagir com a Orquestra.

SERVIÇO:

CONCERTOS DIDÁTICOS – ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA

Data: Quinta-feira (25/11)

Horário: 15h

Local: Paróquia São José Operário (Rua Oceania, 166)

Cidade:Alvorada

Concerto gratuito para crianças de escolas previamente inscritas.

PROGRAMA

Antonio Vivaldi –  Concerto em Ré Maior

Wolgang Amadeus Mozart – Divertimento em RéM

Luigi Boccherini – A música noturna de Madri

Menken, Ashman e Rice – Temas do filme Aladin

Anônimo- Folclore brasileiro – Samba Lelê 

Alfred Hulsberg – Danças Gaúchas

Solista: Jorge Matte (percussão)

Regência: Tiago Flores

O projeto Concertos Didáticos com Orquestra de Câmara da Ulbra é uma realização da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo – Governo Federal, Pátria Amada Brasil.

Por: Raphaela Donaduce Flores