Elisa Terra lança o single e o videoclipe “Bússola”

Uma canção com ar moderno, raízes fortes na MPB, no Coco, na Ciranda, no Baião e que vem carregada de uma narrativa cheia de ressignificações contada através da poesia. Assim é “Bússola”,  primeiro single e videoclipe da cantora, compositora, arranjadora e escritora portoalegrense Elisa Terra, que será lançado no dia 03 de dezembro. O single contará ainda  com uma campanha de pré-save a partir do próximo dia 24. Para a artista, o trabalho é, mais do que tudo, um convite para trilhar novos caminhos mais próximos à realidade – “Bússola é a imagem de uma nova MPB engajada, preocupada em transmitir as raízes brasileiras, uma poética herdada dos grandes nomes das gerações passadas, aliando ainda o eletrônico e as questões atuais da sociedade”, destacou.

A inspiração da canção veio em 2019, a partir de uma conversa entre Elisa e um amigo sobre as várias vezes que ela foi questionada sobre fazer uma cirurgia no nariz, o que  deveria ser uma preocupação pessoal. Foi quando o amigo comentou – “Nossa! Eu acho lindo o teu nariz, parece que ele sempre aponta para o norte!“, e a ideia ficou reverberando na cabeça da artista que escreveu um poema e que, posteriormente, se tornou canção. “Percebi que meu nariz materializa essa bússola interna, essa seta que aponta para a minha verdade, para a coragem que me leva mais longe e ao mesmo tempo para mais perto de mim. Espero que a canção seja um alento para quem for ouvi-la, porque sei que todas(es) somos assombradas por definições vazias feitas sobre nós ao longo da vida e precisamos ressignificá-las”, salientou. 

A partir daí, a música foi tomando forma e a letra evocou a sonoridade da cantiga de roda, da ciranda, da repetição, da contação de histórias. Assim como o coco, a ciranda e o baião que fecharam muito bem com a proposta da artista. Para engrossar esse caldo musical, surgiu ainda a ideia de inserir o trecho da cantiga popular “Casa de Farinha” no final da canção que acabou coroando essa ideia do convite – depois de contar sua história, convocar o ouvinte a trilhar também o seu próprio caminho, transformando as angústias e dores em uma bonita jornada aproximando cada um da sua verdade.

A presença feminina também é um ponto importante deste novo trabalho desde a sua concepção. Elisa destaca que sempre teve o desejo de trabalhar prioritariamente com mulheres, inclusive por acreditar que os processos ficam com uma horizontalidade e transparência que ela valoriza bastante.  A equipe envolvida no projeto conta com 12 pessoas, sendo elas dez mulheres, presença em massa e de peso no processo. Elisa acrescenta que a intenção de ter uma equipe majoritariamente feminina não veio em vão e que seria uma forma de bater de frente com a desvalorização e invisibilização das artistas mulheres no meio musical – “Na minha trajetória na música, aprendi o quanto o machismo e a falta de representatividade afetam negativamente a nós, mulheres, até em casos menos velados quando profissionais homens são agressivos ou acabam duvidando da nossa competência”. 

Esta força feminina de dá nos mais variados espaços, da produção musical às  participações especiais. “Bússola” conta com a produção musical da artista Clarissa Ferreira, do Estúdio Mochila, e a participação especial do grupo Três Marias com suas percussões de forte presença e melodia marcante. Elisa destaca que estas mulheres agregaram muito ao projeto pelo olhar feminista e contestador que já traziam de deus trabalhos anteriores – “A composição ganhou vida com as contribuições delas, se tornou algo real e muito bonito, muito potente. E atrás de tudo isso, também tem o peso das vivências de todas elas, que foi o que fez com que a canção se tornasse o que ela é hoje”, destacou.

O vídeoclipe de “Bússola” também faz parte deste bonito processo e vem de uma construção junto com a letra da canção. O conceito artístico do vídeo já foi desenhado  desde o início e ,claro, sofreu algumas interferências no processo influenciado pelas pessoas que participaram deste seu processo. Inicialmente, a ideia era usar recursos de stop motion e desenhos sobre a pele da artista, mas, em seguida, veio à tona a a proposta das projeções que também proporcionaram um ar mais contemporâneo. A conjunção entre o moderno, o eletrônico (dos reverbs e as projeções) com o orgânico (da pele e dos instrumentos acústicos) também era uma questão essêncial que a artista queria evidenciar – “Minha ideia sempre foi colocar em xeque este encontro entre o novo, com suas pautas atuais, e o resgate desse caminho mais orgânico e de toda ancestralidade dos ritmos tradicionais brasileiros. Foi o que realmente conduziu a identidade deste trabalho”, explicou Elisa.

A concepção e o roteiro do vídeo de “Bússola” são assinadas por Elisa, a captação, a edição e a fotografia foram feitas por Elizabeth Thiel, as animações, projeções e locações são de Paula Pinheiro e a assistência e registro de bastidores, de Karoline Engel. Já o single conta com a composição, vozes e arranjos de base de Elisa, a produção musical, co-arranjo e violinos de Clarissa Ferreira, a captação de vozes de Lucas Ramos, as percussões (zabumba, caixa, congas, ganzá e triângulo) de Dessa Ferreira, a rabeca de Gutcha Ramil, o baixo elétrico de Tamiris Duarte e a mixagem e a masterização de Wagner Lagemann, do estúdio Pedra Redonda.

A partir do dia 24 de novembro, já será possível salvar a canção em suas playlists em todas as plataformas de música. A novidade desta ação fica por conta do “Pré-Save Solidário” que tem como proposta doar R$ 1,00 (um real) para uma ONG local a cada pre-save feito até o lançamento oficial do single. Para a artista, esta iniciativa fecha com chave de ouro a concepção do trabalho – “Fiquei muito feliz com essa possibilidade de conseguir aliar música com ações sociais concretas. Não poderia ter sido coroado de forma mais bonita!”, celebrou Elisa.

Ficha técnica do fonograma:

Composição, vozes e arranjos de base: Elisa Terra

Produção musical, co-arranjo e violinos: Clarissa Ferreira, Estúdio Mochila

Captação de vozes: Lucas Ramos, Estúdio Mochila

Percussões (zabumba, caixa, congas, ganzá e triângulo): Dessa Ferreira 

Rabeca: Gutcha Ramil

Baixo elétrico: Tamiris Duarte

Mixagem e masterização: Wagner Lagemann, Pedra Redonda

Ficha técnica do videoclipe:

Concepção e roteiro: Elisa Terra

Captação, edição e fotografia: Elizabeth Thiel

Animações, projeções e locação: Paula Pinheiro

Assistência e registro de bastidores: Karoline Engel

Por: Camila Sequeira