Galerias do Trensurb recebem painéis da exposição “Terragrita” em novembro

Até o dia 30 de novembro, as galerias Xico Stockinger e Mario Quintana, que ficam nas estações Rodoviária e Mercado do Trensurb, receberão painéis da exposição “Terragrita”, do artista Paulo Corrêa. As obras convidam o observador a dialogar com figuras humanas destroçadas e engolidas pelo fazer contemporâneo, que simbolizam histórias de sobrevivência e evocam a força e a resistência da ancestralidade afro-brasileira.

O trabalho transita e mescla diversas técnicas: da pintura à colagem e recorte de papelão, utilizando tinta acrílica e pigmentos naturais, sempre valorizando a liberdade criativa e pluralidade de expressões culturais. A mostra é realizada em parceria pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc e pelo Trensurb.

Natural de Pelotas, Paulo Corrêa também atua como fotógrafo e pesquisador, e está cursando o Curso Técnico de Administração de Empresa, pelo IFRS. Foi fundador do grupo de artistas plásticos “Quilombos Urbanos”, que fica em sua cidade natal. A questão étnica fica implícita nas obras de Paulo Corrêa, principalmente por ele sempre fazer referência ao fato de ser negro em uma sociedade racista. Com sua arte engajada, ele também cumpre a função de ativista, para expor a demanda pela urgência de mudanças que a sociedade precisa. 

Por: Marina Goulart