Exposição ‘Caminhos’ acontece hoje no 4º Distrito

Foto: Daniel Herrera

Um encontro multicultural acontece de forma gratuita neste sábado (23), na região do 4º Distrito de Porto Alegre. A abertura da exposição ‘Caminhos’, que reúne obras das artistas locais Mitti Mendonça, Renata Stein e Manoela Furtado será marcada por uma programação musical no espaço da Cubo Cia Cervejeira (Moura Azevedo, 237). O evento começa a partir das 15h, e contará com show de Jalile Petzold, comandando um reportório autoral com muita brasilidade a partir das 19h.

Esta é a primeira exibição artística na nova cervejaria-bar comandada pelas cervejarias Suricato e Distrito. Chamado de Arte³ (leia-se ‘Arte ao Cubo’), o projeto tem o objetivo de reunir os prazeres estéticos das artes visuais aos da boêmia, celebrando com os cuidados sanitários necessários, a retomada da possibilidade dos encontros físicos na mesa do bar. As obras selecionadas para a mostra instigam a refletir sobre os diversos trajetos – físicos, afetivos e mentais da humanidade. São, também, os caminhos traçados pelas artistas em suas histórias pessoais. A curadoria da exposição, feita por Clarice Nilles, da Casa Surdina, propõe alertar sobre a campanha de conscientização do Outubro Rosa e o Dia Nacional Contra a Violência à Mulher (celebrado em 10 de outubro).

Obras em rifa

A exposição ‘Caminhos’ acontece de 23 a 28 de outubro, de quinta a sexta, das 18h às 23h e aos sábados, das 17h às 23h. Durante o período da exposição ocorre uma rifa em parceria com as artistas convidadas, que ofereceram suas obras como prêmio. O montante arrecadado será revertido para a Casa Mulheres Mirabal, espaço residente do 4º Distrito que oferece serviço social de acolhimento a mulheres desamparadas ou vítimas de violência doméstica.

As obras da exposição que estão no prêmio podem ser conferidas no instagram @cubociacervejeira . A Cubo Cia Cervejaria também oferece uma cerveja especial em parceria com a ONG Somos, cujo lucro é revertido como apoio aos direitos das pessoas LGBTI+.

Sobre as artistas convidadas:

Mitti Mendonça – 10 obras (fios de náilon) 

Mitti Mendonça é artista têxtil, designer gráfico e ilustradora. Reside e trabalha entre as cidades de São Leopoldo e Porto Alegre. Em 2017, criou seu estúdio criativo Mão Negra, visando abordar no campo das artes visuais as questões de ancestralidade, memória e afeto. Tem como técnica o bordado, a colagem e a arte digital. Além disso, a poesia tem papel importante em seus processos de criação. Atua no circuito nacional de exposições, feiras de arte impressa e como arte-educadora.  Em 2020, venceu o segundo lugar do Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea Porto Alegre. E é representada na Europa pela Süd Illustration Agency.

@mao.negra

Renata Stein – 4 obras (montagem) 

Renata Stein é artista residente em Porto Alegre. Formada em Teatro Licenciatura na UFRGS e bailarina e co-criadora do Coletivo Moebius de dança contemporânea. Idealizadora do projeto “Vem Mover” – aulas para relaxamento, expansão da consciência corporal e dança fluida e do “Seja Flor – Cura e Movimento”, atendendo com Terapia Floral de Bach e Reiki. Tem também como projeto “Os caminhos e portais do sangue – Arte intuitiva com sangue menstrual”, “Garatujas” e os postais “Poéticas dançadas”.

@_renatastein

Manoela Furtado  – 1 obra (instalação)

Manoela Furtado é artista visual, pesquisadora e professora. Suas pesquisas práticas e teóricas atuais têm como campo desdobramentos entre corpo feminino, matéria e espaço urbano. Desenvolve instalações, foto e videoperformances. Doutoranda e Mestre em Poéticas Visuais (PPGAV/UFRGS). Professora de Arte do Município de Canoas/RS. Vencedora do 13º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas como Destaque artista em início de trajetória. Participou de mais de 40 exposições individuais e coletivas.

@furtadomr42

Serviço:

O que: Arte³ – Exposição Caminhos

Onde: Cubo Cia Cervejeira (Moura Azevedo, 237), 4º Distrito

Hora: a partir da 15h – programação musical a partir das 19h

Evento Gratuito

Por: Rachel Duarte