Casa de Teatro de Porto Alegre retorna com cursos presenciais

Foto: Francisco Gick

Após 1 ano e 6 meses oferecendo aulas somente na forma remota por conta da pandemia da COVID-19, a Casa de Teatro de Porto Alegre reabre suas portas para receber alunos em cursos presenciais. O retorno será gradual, mantendo-se ainda algumas opções de cursos on-line, mas agora com a felicidade de poder acolher pessoalmente nossos discentes.

Todos os protocolos sanitários serão rigorosamente seguidos para que todos se sintam seguros em retomar as atividades.

Foto: Francisco Gick

Confere abaixo os cursos com matrículas abertas para este formato!

– OFICINA DE MONTAGEM – A Arte da Comédia de Aristófanes ao Stand-Up, com Zé Adão Barbosa
Assistente: Bruno Busato
A nova oficina “A Arte da Comédia de Aristófanes ao Stand-Up”, reúne cenas de grandes nomes da comédia, desde os clássicos até os grandes nomes da comédia contemporânea, como Mauro Rasi, Ricardo de Almeida, Vicente Pereira (TV Pirata), Miguel Falabella, entre outros.
O curso é aberto a qualquer pessoa que queira exercitar seu potencial criativo e comunicativo, trabalhando a desinibição, a expressividade e criatividade. Serão ministradas técnicas corporal e vocal, interpretação de texto, construção de personagem, de cenas e improvisação.  
Ao final do curso, será realizada uma montagem, colocando os alunos em seu primeiro contato com o público. O aluno terá ciência de todo o processo criativo de um espetáculo no decorrer do processo.

O quê: A Arte da Comédia de Aristófanes ao Stand-Up, com Zé Adão Barbosa
Quando: De 26 de outubro a 16 de dezembro, terças e quintas-feiras, das 18h20 às 20h20
Onde: Casa de Teatro de Porto Alegre – Av. Cristóvão Colombo, 400
Público: Livre
VAGAS LIMITADAS
Inscrições em www.casadeteatropoa.com.br/product-page/oficina-com-montagem-audiovisual-a-arte-da-comédia-ii

– INICIAÇÃO TEATRAL PARA JOVENS – de 12 a 17 anos, com Larissa Sanguiné e Bruno Busato
Este curso oferece a jovens de 12 a 17 anos um espaço de desafios e descobertas, desenvolvendo as suas potencialidades criativas e expressivas. Motivando o desenvolvimento humano, os encontros provocam o desejo de entrar em cena e proporcionam um primeiro contato com o fazer teatral, valorizando a importância de cada participante dentro do coletivo a partir de brincadeiras, da relação de grupo e de jogos e exercícios específicos da teatralidade, encontrando o prazer de inventar e estar em cena. Em cada encontro serão realizados exercícios de construção e invenção da cena, amparados pelas técnicas de foco, triangulação, presença cênica, espacialidade e percepção da presença de plateia. Também serão realizadas propostas de corporeidade e criatividade para a composição de figuras e personagens possíveis para improvisações de cenas curtas. Essas vivências são não somente um primeiro contato para iniciar uma trajetória artística como possível profissão, mas também uma ferramenta de reconhecimento das potencialidades e habilidades de cada participante para relações humanas e para investigar soluções diversas e criativas para seus cotidianos.

O Quê: INICIAÇÃO TEATRAL PARA JOVENS – de 12 a 17 anos, com Larissa Sanguiné e Bruno Busato
Quando: De 03 de novembro a 08 de dezembro, quartas-feiras, das 15h às 17h
Onde: Casa de Teatro de Porto Alegre – Av. Cristóvão Colombo, 400
Inscrições em www.casadeteatropoa.com.br/product-page/iniciacao-adolescente-com-larissa-sanguine

– TEATRO PARA CRIANÇAS – de 7 a 11 anos, com Larissa Sanguiné e Bruno Busato
O curso se propõe a uma atividade interativa das crianças com a teatralidade. Cada participante em seus universos inventivos, trocando maneiras de contar histórias com o corpo, trabalhando com exercícios e jogos teatrais, improvisando cenas e narrativas, a partir da interatividade coletiva. Um momento afetuoso de troca, para descobrir novas possibilidades das crianças, potencialmente surpreendente e prazeroso. Além de desenvolver a intuição e racionalidade através da expressão de suas emoções e sensações, promove a capacidade de reconhecimento e leitura de si mesmo e do mundo que os cerca e em relação aos outros.
O teatro é um grande aliado da escola para a alfabetização e desenvolvimento da criança, promove novas perspectivas de comunicabilidade oral, interpretação de textos, entendendo a corporeidade como um grande instrumento para a expressão de suas ideias, permitindo analisar do abstrato para a dialética. Um elemento enriquecedor do desenvolvimento do caráter da criança e da autoconfiança para uma vida futura, em um adulto que realiza e com escolhas profissionais e pessoais assertivas.

O quê: TEATRO PARA CRIANÇAS – de 7 a 11 anos, com Larissa Sanguiné e Bruno Busato
Quando: De 6 de novembro a 11 de dezembro, sábados, das 14h30 às 16h30
Onde: Casa de Teatro de Porto Alegre – Av. Cristóvão Colombo, 400
Inscrições em www.casadeteatropoa.com.br/product-page/iniciacao-infantil-com-larissa-sanguine

– INICIAÇÃO TEATRAL AOS SÁBADOS, com Bruno Busato
O curso instiga a coletividade e trabalho em equipe, promove o desenvolvimento da habilidade de comunicação e da desenvoltura através de jogos teatrais e improviso, de exercícios individuais e coletivos de expressão corporal e da construção de personagens e pequenas cenas. Desenvolve técnicas e exercícios amparadas nos princípios básicos de presença cênica, foco, triangulação e jogo, potencializando as relações interpessoais, autoconfiança e segurança com o público através das técnicas de criação cênica.

O quê: INICIAÇÃO TEATRAL AOS SÁBADOS, com Bruno Busato
Quando: De 6 de novembro a 11 de dezembro, segundas-feiras, das 12h às 14h
Onde: Casa de Teatro de Porto Alegre – Av. Cristóvão Colombo, 400
Inscrições em www.casadeteatropoa.com.br/product-page/iniciação-teatral-segundas-noite

O funcionamento presencial da secretaria da Casa de Teatro de Porto Alegre se dará da seguinte forma:
De 25 de outubro a 12 de novembro, das 14h às 20h.
A partir de 16 de novembro, das 9h às 21h.
Aos sábados, o retorno será a partir de 6 de novembro, das 11h às 17h.

Mais informações em www.casadeteatropoa.com.br.

Por: Liane Strapazzon