Poa Jazz Festival será realizado no Instituto Ling com plateias presenciais e transmissão ao vivo

Foto: Leroi Conroy

Após um ano de hiato por conta da pandemia, o Poa Jazz Festival volta a ser realizado. O evento, consolidado no país e no exterior como um dos festivais de música mais importantes do Brasil, chega a sua sexta edição repleto de novidades. Pela primeira vez, acontecerá em formato híbrido, reunindo todas as atrações em uma só data e em um novo local: o Instituto Ling.

No dia 6 de novembro, das 10h às 22h, o centro cultural receberá atrações locais e internacionais em seis shows de grandes artistas da cena instrumental. Do exterior, estão confirmados o grupo norte-americano Delvon Lamarr Organ Trio, com seu jazz-soul tocado no órgão Hammond, no estilo dos anos 60, e o nova-iorquino Cliff Korman, pianista, educador e pesquisador de música brasileira e improvisação. As atrações nacionais são o violonista brasiliense Lula Galvão e três projetos gaúchos: a união de ritmos latinos do Barlavento Quarteto de Saxofones, a mistura de nativismo e música de câmara do Quinteto Canjerana e o duo Fechado para Balanço, com o guitarrista Edilson Ávila e o pianista Luiz Mauro Filho tocando temas próprios e standards do jazz.

Festival também terá oficinas gratuitas para músicos

Assim como nas últimas edições, o Poa Jazz Festival também promoverá dois workshops gratuitos, oferecidos a profissionais e estudantes de música. O primeiro será ministrado pelo instrumentista, professor e pesquisador da guitarra brasileira Zoca Jungs, do Quinteto Canjerana.

Intitulado Desenvolvimento de Repertório, o encontro abordará o estudo, a formação e ampliação de repertório. Já a oficina Piano Solo na Música Popular: Construir caminhos para a criatividade fluir terá condução do pianista americano fluente em português Cliff Korman mostrando ferramentas e técnicas para transformar uma melodia cifrada em arranjo e improvisação para piano solo. As inscrições para as aulas são gratuitas e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br. As vagas são limitadas.

SERVIÇO

  • Quando: 6 de novembro, sábado, das 10h às 22h
  • Onde: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440)
  • Ingressos: de R$ 30 a R$ 50
  • Venda Online: www.institutoling.org.br
  • Programação:
    10h – Workshop com Zoca Jungs (RS)
    11h – Show com Barlavento Quarteto de Saxofones (RS)
    13h30 – Workshop com Cliff Korman (EUA)
    15h – Show com Quinteto Canjerana (RS)
    16h30 – Show com duo Fechado para Balanço (RS)
    18h – Show com Lula Galvão (DF)
    19h30 – Show com Cliff Korman (EUA)
    21h – Show com Delvon Lamarr Organ Trio (EUA)