Peça gaúcha retrata situação de migrantes no Festival de Teatro Virtual da Funarte

Foto: Livia Pasqual

A peça gaúcha “Manual para Náufragos” estreia sua temporada a partir do dia 30 de setembro no Festival de Teatro Virtual da Funarte (Fundação Nacional de Artes. Dirigida por Tainah Dadda, o espetáculo contempla a linguagem do teatro e do audiovisual, unindo-se também a elementos das artes visuais para abordar histórias reais e ficcionais de migrantes contemporâneos. “A condição estrangeira num mundo em colapso, a fragilidade do conceito de pertencimento e a transitoriedade que marcam a vida de indivíduos desterritorializados são a tônica de “Manual para Náufragos”. A condição estrangeira, o sentido de pertencimento, as relações de alteridade e a transitoriedade que marcam a vida dos que habitam fronteiras estão em debate nessa performance, dando espaço para muitas vozes”, explicou a diretora de teatro. 

O projeto, que é do coletivo Cena Expandida, de Porto Alegre, foi contemplado pelo Prêmio Funarte Festival de Teatro Virtual, em 2020. O ponto de partida para desenvolver a peça veio através da vivência pessoal da diretora, que atualmente reside em Portugal e se mudou para lá para cursar mestrado pouco antes da pandemia da Covid-19. “Essas drásticas mudanças no trânsito entre fronteiras geográficas acabou potencializando questões inerentes ao processo migratório, como a solidão, o medo, as relações de alteridade, o sentido de identidade, liberdade, além de fortalecer a já ascendente xenofobia que avança com o extremismo político no Ocidente. Passei a observar isso ainda em Porto Alegre, com a reação à migração haitiana e senegalesa, principalmente, à capital gaúcha. E o mesmo acontecendo aqui na Europa em decorrência de diversas crises em muitos países”, expõe a diretora da peça. 

O texto, escrito por Nicolas Beidacki, é interpretado pelo ator Eduardo d’Ávila, que entrelaça fragmentos de relatos reais e imaginários de personagens marcados pela necessidade de enfrentar o vazio de uma situação limite, como a de brasileiros que partem para a Europa, assim como a de senegaleses, sírios, haitianos, árabes e palestinos que vagam pelo mundo e chegam ao Brasil ou acabam, pela violência da história, sendo deixados pelo caminho. 

Tainah também complementa que mais do que um espetáculo de teatro filmado, a proposta foi idealizada como um formato híbrido entre as artes cênicas e o audiovisual. A direção da peça também foi remota, já que a diretora segue no continente europeu. “A transversalidade entre linguagens artísticas, aliás, é característica presente em todo esse projeto. E o resultado é um convite para a reflexão sobre temas que perpassam a existência de qualquer indivíduo, em qualquer tempo e lugar. Afinal, neste projeto, a migração também pode ser entendida como símbolo de transições pessoais e dizer respeito a quem jamais deixou seu lugar de origem e, ainda assim, pode se sentir um estrangeiro entre os seus”, pontuou Tainah. 

Foto: Livia Pasqual

As cenas foram gravadas na Galeria Ista, espaço de arte contemporânea instalado na zona norte de Porto Alegre. Para assistir o espetáculo, basta acessar o canal do YouTube da Funarte.

O quê: Peça “Manual Para Náufragos”
Quando: de 30 de setembro a 31 de outubro
Onde: Canal do YouTube da Funarte

Por: Vitória Famer