Circuito Orelhas promove edição 2021/2022 com shows de Tássia Reis, Filipe Catto, Jup do Bairro, Marina Sena, entre outros

Foto 1: Lorena Dini / Foto 2: Divulgação / Foto 3: Roncca

Circuito Orelhas, projeto patrocinado pela plataforma Natura Musicalpromove, a partir de 1º de outubro, a edição 2021/2022 do projeto, que ocorrerá em Porto Alegre, Santa Maria, Caxias do Sul, Uruguaiana e Pelotas. Estão previstas seleção de profissionais em cada localidade por meio de edital, mentorias gratuitas, além de showcases de grupos locais seguidos de performance de um artista nacional convidado. A circulação conta com performances de Tássia Reis, Filipe Catto, Brisa Flow, Jup do Bairro e Marina Sena.

A ideia é aproveitar a construção do projeto até aqui, fortalecendo a imagem do Circuito Orelhas em Porto Alegre e capilarizando recursos e experiências para reconectar artistas e produtores do interior com o cenário nacional, em um recorte onde a música autoral brasileira, a diversidade e a fraternidade estarão em foco

declaram os criadores do Circuito Orelhas.

A proposta de fomentar a cena local de cada um dos municípios participantes ocorrerá tanto para as atividades artísticas e formativas, quanto para área técnica: em cada cidade dois editais serão lançados. Um deles, voltado para a cena artística de cada região, selecionará três nomes que participarão de mentoria com artistas convidados e equipe do Circuito Orelhas e integrarão os showcases locais, e outro edital para selecionar a equipe técnica local – produtores, fotógrafos, técnicos, filmmakers, entre outras funções, que participarão ativamente do evento. Tanto artistas quanto equipe técnica receberão remuneração com valores de mercado e treinamento para colherem frutos futuros da melhor forma. Para assegurar a equidade de gênero e diversidade, 70% das vagas dos editais serão destinadas a pessoas negras, LGBTQIAP+, indígenas, PcDs e mulheres.

No total serão 20 shows com cinco artistas nacionais e 15 locais, cinco palestras e 10 mentorias. Além de serem acompanhadas presencialmente pelos artistas selecionados, as palestras e mentorias serão online, democratizando o conhecimento para mais interessados, assim como os melhores momentos das performances, levando o trabalho dos artistas das cinco regiões do RS para todo país.

Editais para contratação de equipes e artistas está aberto até 25 de outubro

Os editais de contratação de equipe técnica e seleção de atrações artísticas nos cinco municípios ocorre através de inscrição de formulário pelo link https://linklist.bio/circuitoorelhas até 25 de outubro.  Os inscritos serão avaliados pelas produtoras culturais Alice Castiel e Mauryani Oliveira, que integram a equipe de seleção, além dos criadores do Circuito Orelhas. Os selecionados serão divulgados no dia 10 de novembro pelas redes sociais do projeto.

De 16 a 29 de novembro, ocorrem as mentorias online, disponíveis para o público em geral e a equipe eleita pelo edital, que serão ministradas por profissionais do projeto e convidados, divididos em cinco temas: Produção Artística, com Miriane Brock, Produção Executiva com Bruno Melo, Projetos Culturais com Daniela Ramirez, Gestão de Carreiras com Cristal e Comunicação para Cultura com Bruna Paulin. As inscrições são pela plataforma Sympla a partir de 01 de novembro.

Programação presencial está agendada para janeiro e fevereiro de 2022

Já em 2022, estão programadas as atividades presenciais: em cada um dos municípios está previsto um show de artista nacional, três showcases de grupos locais e uma palestra. As atividades presenciais seguirão os protocolos sanitários vigentes, com atenção à limitação de público e fiscalização de uso de máscara.

Tássia Reis se apresenta em Porto Alegre (13 de janeiro)Filipe Catto participa em Santa Maria (21 de janeiro)Brisa Flow é a atração de Caxias do Sul (28 de janeiro)Jup do Bairro fará performance em Uruguaiana (11 de fevereiro) e Marina Sena encerra a circulação com show para o público de Pelotas no dia 18. Além dos espetáculos, os integrantes dos showcases também assistem palestras com os artistas visitantes, que abordarão livremente aspectos relacionados às suas carreiras e o desenvolvimento para alcançar reconhecimento no mercado profissional.

Encerrando a programação, o Circuito Orelhas lançará um festival online com os melhores momentos da programação no mês de março com datas a confirmar.