Festival Internacional de Comédia acontece de 16 á 25/09 em formato online

De 16 a 25 de setembro o BOBO – Festival Internacional de Comédia dá o ar da sua graça com uma programação inclusiva nas plataformas e redes sociais de forma totalmente online e gratuita. Com mostras temáticas, oficinas formativas, shows de abertura e de encerramento, o evento conta com atrações nacionais e internacionais, dando protagonismo e premiando a diversidade do humor brasileiro.

Um dos destaques é o Palhaço Tomate, vivido pelo argentino Victor Ávalos, que traz ao festival sua figura irreverente, ora ingênua, ora mordaz, que dá forma a instrumentos, personagens e dispositivos para tratar de temas sociais comuns do nosso cotidiano através do uso de balões, sua marca registrada em 25 países e mais de duas décadas de carreira. Já a companhia Os Geraldos, de São Paulo, que encerra esta edição com “Números”, compartilha a tradição circense, reunindo variados artistas mambembes em performances excêntricas onde não gargalhar é impossível.  

Exibidas no canal do YouTube do Grupo Borogodó, idealizador do projeto, vinte esquetes cômicas estão distribuídas em categorias que, por sua vez,oportunizam a criação de espaços de representatividade ao dar evidência ao humor produzido por artistas mulheres, pretos, LGBTQIA+ e Pessoa com Deficiência, “virando o jogo” a favor dessas populações que sempre foram o alvo da “piada”.  Com a presença de seis estados brasileiros, de nordeste a sul, os comediantes que integram essas mostras estarão na disputa pelo Troféu BOBO por meio do voto do público, que poderá também concorrer a uma estatueta exclusiva produzindo conteúdo para as redes sociais do festival.

Foto: Ekin

As atividades formativas, com vagas limitadas, acontecerão na plataforma Zoom e têm como público alvo pessoas a partir dos 16 anos interessadas por estudos e técnicas de comicidade. Ministrada por Eveliana Marques Ekin, “Clown – o prazer de ser ridículo”, faz o uso de exercícios de improvisação e dinâmicas de picadeiro que colocam os participantes em contato com seu palhaço interior, enquanto “Bufão – do charme ao chorume”, com Aline Marques, explora o grotesco dos corpos para fazer uso do deboche como recurso fundamental desses seres que se divertem porque criticam a realidade através da zombaria. As inscrições devem ser realizadas em grupoborogodo.com.br.

Com produção executiva da 5 Atos Produções, o BOBO é um projeto contemplado pelo edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Fundação Marcopolo em parceria com a Secretaria de Cultura do RSatravés de recursos da Lei nº 14.017/2020.

Confira abaixo a programação oficial:

16 de setembro / quinta-feira

Show de abertura: “Puro Tomate” Palhaço Tomate (ARG) – 19h

17 de setembro / sexta-feira

Mostra Afronight – 19h

18 de setembro / sábado

Mostra Stand up Comedy Show – 19h

20 de setembro / segunda-feira

Mostra Olha elaaa! – 19h

21 de setembro / terça-feira

Mostra Sua Cara – 19h

Oficina “Clown – O prazer de ser ridículo” – das 19h às 20h30

22 de setembro / quarta-feira

Mostra Show de Variedades – 19h

Oficina “Clown – O prazer de ser ridículo” – das 19h às 20h30

24 de setembro / sexta-feira

Oficina “Bufão – Do charme ao chorume – das 19h às 20h30

25 de setembro / sábado

Oficina “Bufão – Do charme ao chorume – das 10h às 11h30

Show de encerramento: “Números” – Os Geraldos (SP) – 17h

Entrega do Troféu BOBO – 20h

Por: Gustavo Saul