Com Poa Jazz Festival, show de Amaro Freitas e atrações internacionais, Instituto Ling volta a receber plateias presenciais

Foto: Carlos Stein/ Viva Foto

Instituto Ling reabre totalmente na próxima quarta-feira, dia 8 de setembro, recebendo o público de segunda a sábado, das 10h30 às 20h, sem necessidade de agendamento. Operando com protocolos de segurança sanitária, como distanciamento e uso obrigatório de máscara, o centro cultural de Porto Alegre volta a receber plateias em suas programações musicais e nas palestras do projeto Escola de Pais.

Concertos com plateias presenciais e a estreia do Poa Jazz Festival no centro cultural

Para a retomada dos eventos com presença de público, o Instituto Ling preparou uma programação musical especial, que inclui artistas internacionais, nacionais e locais em apresentações que podem ser acompanhadas em formato híbrido, tanto em plateias reduzidas e intimistas dentro do centro cultural, como no conforto de casa.

Entre as atrações estrangeiras estão o pianista russo Evgeni Mikhailov (15 de setembro), a pianista australiana Primavera Shima (18 de setembro) e a cantora norte-americana Nora Jean Bruso (10 de dezembro).

Há também apresentações confirmadas de diferentes nomes da música instrumental brasileira, como o pianista pernambucano Amaro Freitas em show com participação do saxofonista gaúcho Ronaldo Pereira (25 de setembro), o pianista catarinense Pablo Rossi (14 de outubro), Luciano Leães & Paulinho Guitarra (23 de outubro), além de uma apresentação do Gabriel Grossi Quartet, com o gaitista tocando clássicos do rock em jazz na harmônica, acompanhado pelo baixo de Michael Pipoquinha, a bateria de Sérgio Machado e o piano de Eduardo Farias (11 de dezembro).

A grande novidade deste semestre é a estreia do Poa Jazz Festival no centro cultural. Em sua sexta edição, o evento que já entrou para o calendário oficial da cidade receberá seis shows e dois workshops, reunindo grandes artistas da cena instrumental em uma só data. No dia 6 de novembro, das 10h às 22h, o Instituto Ling será palco de apresentações do grupo americano Delvon Lamarr Organ Trio, do violonista e guitarrista Lula Galvão, do pianista Cliff Korman, além da música dos porto-alegrenses do Barlavento Quarteto de Saxofones, a mistura de jazz com o regionalismo gaúcho do Quinteto Canjerana e o projeto Fechado para Balanço, que une o guitarrista Edilson Ávila e o pianista Luiz Mauro Filho.

Outra iniciativa que volta a acontecer no Instituto Ling, agora em formato híbrido, é a Escola de Pais que, de setembro a novembro, receberá quatro especialistas que tratam das questões da primeira infância e parentalidade. A programação inicia no dia 14 de setembro com a psicóloga Carolina Lisboa falando sobre como cuidar da saúde emocional da família, segue no dia 30 do mesmo mês com a médica Mariela Silveira apresentando a conferência Acalmando a mente: teoria e prática para o bem-estar de pais e filhos; depois, no dia 19 de outubro, com o neurologista André Palmini mostrando porque as crianças precisam tanto de convívio social, e finaliza no dia 30 de novembro com o pediatra Daniel Becker analisando como o estilo de vida pode definir o desenvolvimento saudável.

Já o projeto Audições Comentadas de Música Erudita, que explora o processo criativo, a biografia e as peculiaridades da trajetória de compositores e instrumentistas fundamentais na história da música clássica, fará sua estreia no formato híbrido. Conduzido ao vivo pelos pianistas Olinda Allessandrini e Tiago Halewicz, a programação que mistura concerto e aula terá sua primeira plateia presencial no dia 23 de setembro, em encontro que destaca a obra de dois músicos que fazem parte da primeira geração de compositores românticos: Franz Schubert Felix Mendelssohn-Bartholdy. Além disso, a partir do dia 8 de setembro, a visitação à mostra Dito e Feito, Aos Vivos – Porto Alegre, do artista Nuno Ramos, será livre, sem necessidade de agendamento prévio.