Espetáculo Atravessamentos, do Circo Híbrido, estreia em formato audiovisual

Foto: Sal Fotografia

Contemplado pela Lei Aldir Blanc, o espetáculo-performance Atravessamentos, do Circo Híbrido,estreia em formato audiovisual no sábado (28/8), às 19h. Na sequência da apresentação, haverá uma mesa redonda aberta ao público, envolvendo todos os profissionais, a fim de fomentar o debate acerca do fazer artístico na pandemia. Ambas atividades podem ser acessadas pelo site http://circohibrido.com.br/atravessamentos

Esta é a primeira vez que o Atravessamentos será apresentado no formato audiovisual. A montagem de arte circense, realizada a partir de uma residência artística que teve início em maio, terá a participação de artistas convidados decinco cidades do RS (Viamão, São Lourenço do Sul, Canela, Porto Alegre e Novo Hamburgo), que trabalham com diferentes técnicas, bagagens artísticas, criando produções artísticas inéditas.

Atravessamentos | Sinopse

Nesta edição, a iniciativa tem como objetivo refletir sobre o processo de criação artística em isolamento e sobre a transposição dessas criações para possíveis lugares de performance. E, na ausência de espaços cênicos, experimentar o espaço urbano e suas possibilidades em tempos de pandemia. Como desdobramento, o Atravessamentos acaba também sendo uma reflexão sobre o papel da produção artística na rotina de quem atravessa a cidade e presencia o registro dessa performance, e de quem será tocado por ela pelo vídeo. Em cena, os artistas dialogam a partir de suas trajetórias pessoais e artísticas, motivados pelos afetos e o contexto que os rodeiam, trazendo histórias que se cruzam e se conectam. 

O espetáculo costura performances individuais, deixando transparecer vestígios dos diferentes processos de criação experimentados pelos artistas que se propuseram a repensar a performance – dentro e fora de casa. 

Foto: Sal fotografia

Sobre o fazer artístico em formato audiovisual, segundo Lara Rocho – uma das diretoras do vídeo espetáculo Atravessamentos:

“A nossa experiência com fazer circo no audiovisual foi desencadeada muito mais por uma imposição desse contexto de pandemia, do que por vontade própria e interesse genuíno em pesquisar, performar e dirigir para o vídeo.”

Segundo ela, o formato audiovisual torna possível selecionar os melhores momentos da performance e encadeá-los da maneira mais interessante, excluindo ou minimizando as fragilidades e, na contramão, colocando em evidência aquilo que é potência. No entanto, “perde-se a inenarrável experiência de estar em cena diante de uma plateia – seja ela grande ou pequena – e encará-la como quem encara um imenso dragão – como diria o dramaturgo Daniele Finzi Pasca”.

Diante da plateia, o artista estabelece uma conexão que só pertence ao plano da presença. “A arte enquanto performance e experiência presente é coisa que não pode ser descrita, apenas experienciada, sentida. É, portanto, coisa única, uma brecha no espaço-tempo”. Por outro lado, a democratização do acesso às produções artísticas através do audiovisual possibilita maior alcance. 

“De tudo, o que mais me surpreendeu nessa experiência foi perceber o quanto, falando em termos de concepção e direção, não temos noção do produto final até que ele esteja de fato pronto. Enquanto artista e diretora, tenho uma ideia, imagino cenas, gestos, fotografias, mas, tudo isso é captado e editado por uma equipe de indivíduos que partilha comigo o processo de criação. Nesse sentido, a autoria da obra é tanto de quem tem a ideia, escreve o projeto, pensa o roteiro de cenas; quanto de quem edita o material produzido dando origem a um vídeo-espetáculo”, conclui Lara. 

Por: Raphaela Donaduce Flores