Ator e dublador Orlando Drummond morre aos 101 anos

O ator e dublador Orlando Drummond, mais conhecido por viver o Seu Peru na “Escolinha do Professor Raimundo”, morreu hoje aos 101 anos. A morte foi divulgada pelo colunista Alcemo Gois, do jornal O Globo, e confirmada por familiares nas redes sociais.

Drummond ficou internado de abril a junho deste ano no hospital Quinta D’Or, na zona norte do Rio de Janeiro, para tratar um quadro grave de infecção urinária.

A jornalista Marina Andrade, sobrinha-neta do ator, lamentou a morte. “Valeu cada segundo, da minha infância ao último papo nos 100 anos. Tio Orlando forjou o meu humor. Descansa depois de muita luta. Mandem muito amor para Glória, minha tia-avó e esposa de Drummond, filhos Orlandinho e Lenita e os tantos netos e bisnetos“, disse no Twitter.

Uma das vozes mais icônicas do entretenimento brasileiro, Orlando Drummond marcou várias gerações ao dar vida para personagens da comédia, como o Seu Peru, da “Escolinha do Professor Raimundo”, ou emprestar sua voz para dublagens de Alf ETeimoso, Gargamel, Scooby-Doo, Popeye e Vingador.

Nascido no Rio de Janeiro em 18 de outubro de 1919, Orlando Drummond Cardoso iniciou sua carreira como contrarregra, em 1942. A proximidade com a TV e o potencial o levaram a trabalhar como ator e posteriormente dublador, a partir de 1950. Seu personagem mais marcante da TV é Seu Peru, criado em 1952 para o embrião da “Escolinha” comandada por Chico Anysio ainda como programa de rádio.

Em 2019, quando a TV Globo recriou a “Escolinha do Professor Raimundo” com novos atores, Orlando Drummond compareceu a uma das gravações, contracenou com seu sucessor, Marcos Caruso, e elogiou o colega.