Trompetista Renato Batista lança “Luz de Ícaro”

Com a intenção dar vasão ao turbilhão de ideias e inspirações que vêm se manifestando nestes últimos tempos e dialogar com outras expressões de arte, no próximo dia 28 de julho, será lançado “Luz de Ícaro”, segundo videoclipe do projeto Grooves & Delírios, do trompetista e educador musical, Renato Batista. O lançamento, que nasceu do resultado de inúmeras experimentações pessoais, acontecerá no canal do Youtube do artista (shorturl.at/rtxCD) – “Este é um projeto que não tinha grandes pretensões mas que se tornou um deleite vê-lo pronto e agora só esperando ser lançado”, explicou.

“Luz de Ícaro” nasceu de um poema dedicado a seu filho, Ícaro, e tem como referência a black music dos anos 70, com o grupo Funk Brooklyn Essentials como forte influência na versão do fraseado na canção. Renato conta ainda que a paternidade foi um grande divisor de águas na sua vida e este momento trouxe toda inspiração para a composição – “Luz de Ícaro” é o meu delírio amoroso da descoberta e da vivência da paternidade que potencializou demais o homem e músico que me tornei”. Ele conta ainda que o clima do arranjo e o groove da música se transformaram numa outra atmosfera, um viés potencializado pelas energias de comunhão e com uma certa pitada de sedução – “São os meus delírios que acabam transformando os caminhos da canção”, se diverte.

O videoclipe foi gravado em junho, durante a pandemia, e como forma de extravazar a forte onda criativa que muitas vezes chegava e influenciava diretamente o processo criativo do artista. A grande sacada para a produção do videoclipe foi o trabalho audiovisual do diretor Vaney Bertotto, que tem um olhar através das suas lentes muito pouco convencional. Renato conta que a música já estava finalizada há algum tempo e que faltava só um “insight” ou, segundo ele, “o  movimento dos astros para acontecer!”. Foi neste momento que ele assistiu os vídeos produzidos por Bertotto e entendeu ser o momento certo.

O encontro entre o artista e o diretor acabou se somando a chegada da performancer Nanda Ferreira, que, segundo ele, dá todo o tempero que faltava ao vídeo. Renato acompanhava há tempos os projetos da artista e já era seu grande admirador pelo seu trabalho de  valorização, auto-estima e potencialização da Mulher Preta. No momento do encontro entre eles, tudo se confirmou, como ele mesmo conta – “Na minha cabeça, essa era a ‘liga’ que faltava. Conseguimos dialogar com outras artes, conectar pessoas que admiramos e, tudo isso, a partir da sensação de pertencimento e representatividade que se faz através do protagonismo negro. Agora sim estava completo”.

Grooves & Delírios é o mais novo projeto artístico do trompetista e se traduz em um híbrido de melodias, paisagens sonoras e ruídos que buscam dialogar com outras artes. Reafirmando sua identidade como músico inquieto, neste projeto, Renato produz e grava a maioria dos instrumentos, numa busca solitária em meio aos seus delírios. Através de sua concepção, o artista apresenta seus temas autorais e versões instrumentais que nascem deste processo. “Luz de Ícaro” é  segundo clipe do projeto Grooves & Delírios, sendo o primeiro  – “Deja’Vu” (autoral), que não teve lançamento oficial.

Com este lançamento, Renato toma gosto pela possibilidade de novas criações e experimentos, de forma solo, visto que grande parte de sua trajetória musical é conectada a de artistas consagrados do circuito musical, como cantor Armandinho e a banda Produto Nacional, além da atuação como músico instrumentista na Banda Municipal de Porto Alegre, e estando a frente de projetos como a Caetano Brass e o Sinatra Tribute. Como Educador Musical (professor de Trompete), o artista faz parte do corpo docente da FUNDARTE,

Serviço:

Trompetista Renato Batista lança “Luz de Ícaro”

Quando: 28 de julho, quarta-feira

Onde: canal oficial do youtube – shorturl.at/rtxCD

Por: Camila Sequeira