Videodança Stalos de Mim provoca reflexões na pandemia

Emoções, vivências individuais e acontecimentos coletivos, como os desafios enfrentados na pandemia do Coronavírus, dão um novo significado à criação artística. Retratando as mudanças internas e externas pelo qual passamos, a partir da memória celular que formamos ao longo da vida, a artista e pesquisadora Fabiana Saikoski, em conjunto com Carini Pereira, diretora da Art&Dança, realiza a videodança Stalos de Mim. A obra faz parte do projeto de mesmo nome, que conta com uma série de programações online e gratuitas nas redes sociais do núcleo artístico canoense ao longo dos meses de junho, julho e agosto.

Inspirado nas pesquisas coreográficas em dança contemporânea e consciência corporal de Fabiana, realizadas desde 2008, com orientação inicial da mestra Luciane Coccaro (uma das grandes referências da dança no RS), as intervenções artísticas convidam o público a refletir sobre as múltiplas transformações de cada indivíduo. “Tem muito do que estamos passando, da solitude. As emoções reprimidas e inconscientes que temos. Toda a nossa história está presente no nosso corpo e é expressa na nossa corporeidade”, explica a jovem, que também é diretora artística do projeto.

Estudos conjuntos de terapias corporais, como massoterapia e bioenergética, além dos atendimentos e aulas baseados em consciência corporal, fizeram com que a até então coreografia solo dela se tornasse um roteiro poético de videodança. Nele, as temáticas de autoconhecimento e da superação de processos opressores são expostas nos movimentos das bailarinas Carini Pereira (professora, coreógrafa e diretora da Art&Dança) e Didi Pedone (educadora corporal, com prêmios Açorianos e Quero-Quero) e da desenhista Mônica Sofia (mestre em Poéticas Visuais, trabalhos na Bienal Têxtil, Casa Cor e Museu de Arte Contemporânea).  

Lives, workshos e mentorias

Para explicar a concepção do videodança Stalos de Mim, Fabiana e Carini abrem a série de programações online e gratuitas do projeto hoje a noite, com um bate-papo aberto à comunidade. A live acontece no Instagram @art.danca, às 20 horas, com tradução simultânea em libras.   

Já o lançamento do videodança Stalos de Mim está marcado para 1º/07, às 20 horas, no YouTube da Art&Dança, também com tradução em libras. A performance, que mistura intervenções de dança e artes visuais de Didi, Carini e Mônica, ficará disponível no site da Art&Dança (www.artdanca.com).

A partir de 5/07, acontece a exposição gratuita e permanente de 4 videoworkshops no canal do YouTube da Art&Dança, com técnicas utilizadas no videodança Stalos de Mim:

·         Produção cultural – reflexões sobre o fazer cultural e estruturas básicas de projetos culturais, com Fabiana Saikoski;

·         Experimentação em dança – corpo híbrido, Hip Hop e contemporâneo, com Carini Pereira;

·         Axis Syllabus… e alguns impulsos orgânicos, com Didi Pedone;

·         Conceito de vazio na arte – reflexões a partir das Artes Visuais, com Mônica Sofia.

Haverá ainda mentorias online e gratuitas de imersão artística, com Carini, e de produção cultural, com Fabiana. Serão disponibilizadas 4 vagas para novos artistas (preferencialmente mulheres, LGBTQ+ e pessoas em áreas de vulnerabilidade). As inscrições ocorrerão de 12 a 19/07 (mais informações no site www.artdanca.com e no Instagram @art.danca). Uma live de tira-dúvidas será realizada no Instagram do grupo canoense em 14/07, às 20 horas, também em libras. A divulgação dos selecionados está prevista para 21/07, sendo o primeiro encontro coletivo realizado via Zoom no dia seguinte, às 20 horas.

O projeto Stalus de Mim é realizado pela Art&Dança pelo edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas da Secretaria da Cultura do RS, em parceria com a Fundação Marcopolo, recursos da Lei Aldir Blanc (14.017/2020).

AGENDE-SE

PROGRAMAÇÕES DO PROJETO STALUS DE MIM

16/06 – Live sobre a concepção do projeto Stalus de Mim, com a idealizadora e diretora artística, Fabiana Saikoski, e a produtora executiva e diretora da Art&Dança, Carini Pereira, às 20h, no Instagram @art.danca. com tradução simultânea em libras.

1º/07 – Lançamento da videodança Stalus de Mim, com participação da equipe do projeto, às 20h, no canal do YouTube da Art&Dança, com tradução simultânea em libras.

5/07 – Abertura da exposição gratuita e permanente de 4 videoworkshops, com técnicas utilizadas no videodança Stalos de Mim, no canal do YouTube da Art&Dança.

12 a 19/07 – Inscrições para mentorias online e gratuitas de imersão artística, com Carini Pereira, e de produção cultural, com Fabiana Saikoski. Mais informações no site (www.artdanca.com) e no Instagram @art.danca.

14/07 – Live tira-dúvidas sobre as mentorias, comm Carini Pereira e Fabiana Saikoski, às 20h, no Instagram @art.danca, com tradução simultânea em libras.

21/07 – Divulgação dos 4 selecionados para mentorias. O primeiro encontro coletivo será realizado via Zoom no dia seguinte, às 20h.

Por: Claudia Boff