Exposição Pop-Mosaïque está em cartaz na Galeria Mario Quintana

Foto: Bianca Nunes/Trensurb

Já está na Galeria Mario Quintana, na Estação Mercado da Trensurb, a nova exposição Pop-Mosaïque, do artista alegretense Guto Vilaverde. As cinco imagens expostas são parte de uma exposição virtual que apresenta treze trabalhos realizados entre 2019 e 2020, utilizando a técnica do mosaico com azulejos, inspirados na pop art, no cinema e nos ícones culturais e políticos contemporâneos. A exposição fica em cartaz na Galeria Mario Quintana até 15 de agosto.

Com uma trajetória consolidada na arte do mosaico, Guto Vilaverde começou a quebrar e juntar os primeiros cacos de azulejos no final dos anos 1990, na África do Sul, país onde viveu por mais de dez anos. Fortemente influenciado pela estética da pop art, do cinema cult e da arte de rua, o artista autodidata passou a retratar personalidades que influenciaram as artes, a política e as lutas por um mundo mais justo e igualitário. Usando cacos de azulejos de cores vibrantes, retrata as caras que marcaram a história contemporânea.

“A ideia da exposição Pop Mosaïque surgiu quando percebi que a arte do mosaico, técnica que eu venho desenvolvendo há mais de vinte anos, se tornou a atividade mais importante da minha vida”, conta Vilaverde. “Então decidi que seria o momento de mostrar (em mosaico) o quanto o cinema, a música, e a pop art influenciaram e continuam influenciando a minha formação pessoal e artística. De Andy Warhol ao Tropicalismo, dos filmes cult dos anos 80 às séries descartáveis dos canais de streaming dos dias atuais. Todas essas correntes da cultura pop nacional e estrangeira representadas numa técnica tão antiga quanto o mosaico não deixam de ser uma provocação estética”, conclui.

Sobre a oportunidade de ter seus trabalhos expostos na Galeria Mario Quintana, o artista afirma: “A arte criando uma conexão entre as pessoas em um espaço público é a prova de que um mundo novo é possível. Ter os meus trabalhos expostos em uma estação de trem me enche de alegria e orgulho de fazer parte dessa conexão com um futuro mais humano, mais alegre e mais justo”.

Sesc-RS é o novo responsável pela curadoria da galeria

A nova exposição da Galeria Mario Quintana é fruto de uma parceria entre Trensurb e Sesc-RS. Da mesma forma que acontece com a Galeria Xico Stockinger, na Estação Rodoviária do metrô, a partir de agora o Sesc passa a atuar como curador também das mostras realizadas no espaço cultural da Estação Mercado. Diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto afirma: “Estamos muito satisfeitos com essa parceria com o Sesc, pois para nós é a certeza de uma programação qualificada e uma nova opção cultural para nossos usuários”. Para o gerente de Comunicação Integrada da empresa metroviária, Jânio Ayres, “termos a parceria do Sesc também na Galeria Mario Quintana é uma satisfação para nós, pois a curadoria da Galeria Xico Stockinger, já há dois anos, tem sido muito exitosa”.

As cinco imagens que compõem a exposição na Galeria Mario Quintana são parte de uma exposição virtual completa com treze imagens das obras de Guto Vilaverde, apresentadas originalmente na Galeria Virtual do Sesc-RS. Lançada durante a pandemia, a Galeria Virtual tem como objetivo potencializar a relação das artes visuais com diferentes públicos e valorizar os artistas gaúchos. A exposição virtual completa está disponível em sesc-rs.com.br/galeriavirtual.

Serviço

O que: exposição Pop-Mosaïque, do artista Guto Vilaverde.
Quando: até 15 de agosto, todos os dias, das 5h às 23h20.
Onde: Galeria Mario Quintana, no túnel de acesso às plataformas da Estação Mercado da Trensurb.
Quanto: R$ 4,20 – tarifa unitária do metrô.