Circo Híbrido inicia residência artística do projeto Atravessamentos

Foto Sal Fotografia

Circo Híbrido já deu início a residência artística do projeto Atravessamentos, contemplado pela Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. Como resultado dessa residência artística está a criação, em formato audiovisual, do espetáculo performance Atravessamentos, que estreia em agosto. O projeto ainda contempla oficinas mesa redonda sobre o processo de criação e a arte em tempos de pandemia. 

Atravessamentos chega em sua quarta edição com muitas novidades. Além de ser apresentado pela primeira vez em vídeopela internet, esta é a primeira vez que o projeto terá artistas convidados de outras cidades, com produções artísticas inéditas, criadas a partir da residência artística. As edições anteriores tiveram produções cênicas e elencos diferentes e já foram apresentadas tanto na rua quanto na sede do Circo Híbrido (R. José do Patrocínio, 280 – Cidade Baixa). 

Nesta edição, a iniciativa tem como objetivo refletir sobre o processo de criação artística em isolamento e sobre a transposição dessas criações para possíveis lugares de performance. E, na ausência de espaços cênicos, experimentar o espaço urbano e suas possibilidades em tempos de pandemia. Como desdobramento, o Atravessamentos acaba também sendo uma reflexão sobre o papel da produção artística na rotina de quem atravessa a cidade e presencia o registro dessa performance, e de quem será tocado por ela pelo vídeo.

Em cena, os artistas dialogam a partir de suas trajetórias pessoais e artísticas, motivados pelos afetos e o contexto que os rodeiam, trazendo histórias que se cruzam e se conectam. 

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

A residência online é composta por5 encontros virtuais de 4h de duração cada. São oito artistas de circo, residentes em cinco cidades diferentes do RS (Viamão, São Lourenço do Sul, Canela, Porto Alegre e Novo Hamburgo), que trabalham com diferentes técnicas, bagagens artísticas e formativas. O produto final da residência é o espetáculo performance em vídeo, que registrará como cada performance transita do lugar de criação em isolamento, da casa para um lugar de performance, a rua, em contexto de pandemia.

OFICINAS

No mês de julho, serão oferecidas cinco oficinas sobre processo criativo no circo, realizadas de forma online e gratuita, de 1 hora cada, destinadas para artistas circenses e para demais interessados.

ESPETÁCULO 

A criação partirá de duas provocações: nesse momento de pandemia e isolamento social, qual o papel da arte e como pensar o processo criativo no circo. O espetáculo será em formato audiovisual, transmitido pela internet em agosto.

MESA REDONDA

Na sequência do espetáculo, haverá uma mesa redonda sobre o projeto, envolvendo todos os profissionais e aberta ao público, a fim de fomentar o debate acerca do fazer artístico nesse momento de pandemia e isolamento social. 

ELENCO

Tainá Borges e Luis Cocolichio são os fundadores do Circo Híbrido, e junto com Lara Rocho, coordenam o núcleo artístico do Circo Híbrido, gerenciando coletivamente a parte criativa dos projetos do grupo. No projeto Atravessamentos, além de artistas que já trabalham com o grupo, foram selecionados artistas de diferentes cidades, visando ampliar a rede de conexões. Agatha Andriola (Viamão) e Maílson Fantinel (Porto Alegre) são artistas convidados que já integram o Núcleo de Pesquisa do Circo Híbrido, bem como as atividades da escola do grupo. Os artistas de outras localidades, Guilherme Capaverde (São Lourenço do Sul), Eduardo Corrêa (Canela) e Paulo Stümer (Novo Hamburgo) nunca participaram de nenhum projeto do grupo. Eles foram selecionados para integrar o projeto com suas diferentes formações e bagagens artísticas, bem como suas pesquisas nas mais variadas técnicas e linguagens.

FICHA TÉCNICA:

●     Elenco: (Residência, oficinas, espetáculo e mesa redonda): Tainá Borges, Luís Cocolichio, Lara Rocho e Maílson Fantinel (Porto Alegre), Agatha Andriola (Viamão), Guilherme Capaverde (São Lourenço do Sul), Eduardo Corrêa (Canela), Paulo Stümer (Novo Hamburgo)

●     Direção geral: Tainá Borges e Lara Rocho 

●     Audiovisual: Sal Fotografia

●     Design e Mídias Sociais: Mônica Kern

●     Logística/Técnica: Luís Cocolichio

●     Assessoria de imprensa: Raphaela Donaduce – Dona Flor Comunicação

●     Produção: Tainá Borges e Vado Vergara

●     Realização: Circo Híbrido

Por: Raphaela Donaduce Flores