A experiência de um show de rock ao vivo em novo livro de escritor gaúcho

Show de Roger Waters em Porto Alegre é uma das experiências contadas na coletânea. Foto: Fábio Codevilla
por Homero Pivotto Jr

Como alternativa para amenizar a ausência de shows ao vivo, por conta da pandemia, o escritor Márcio Grings lança uma coletânea de resenhas sobre apresentações que presenciou nos últimos 23 anos.

Quando o Som Bate no Peitoexpressão usada para descrever a experiência sinestésica de assistir a uma banda ou músico in loco — traz 34 relatos cobrindo performances internacionais de nomes como Bob Dylan, Paul McCartney, Rolling Stones, The Who, Roger Waters, Eric Clapton, Buddy Guy, Deep Purple, Black Sabbath, entre tantos outros. As 130 imagens que ilustram o trabalho, parte delas destacadas em um álbum colorido, foram feitas por 18 fotógrafos profissionais, alguns com passagens por veículos como GZH e Rádio Itapema.

A pré-venda da publicação já está no ar pelo hotsite interativo, e o lançamento oficial ocorre em 8 de junho. Quem adquirir o livro nesse período terá frete grátis para todo o Brasil e, ainda, receberá cópias autografadas, palheta de guitarra personalizada e marcador temático. Todos os leitores terão acesso a QR codes que permitem a visualização de imagens que não entraram na edição final, vídeos e playlists exclusivas.

Quando o Som Bate do Peito resgata diversas sensações de como presenciar um espetáculo musical ao vivo é uma experiência transformadora. Não há DVD, Blu-ray ou smartphone que consiga parear a sensação de estarmos no olho do furacão, entre o público, no centro dos acontecimentos, na ‘primeira fileira’ de um show. Se você está num pub, num teatro, casa de espetáculos, estádio, ao ar livre ou nos bastidores — quando o som bate no peito do espectador, do repórter, do fotógrafo —, essa fonte da juventude nos conecta à energia do êxtase, o merecido prêmio por escolhermos a música como um elemento significante de nossas vidas

Márcio Grings

O lançamento oficial, em 8 de junho, terá uma live streaming pelo Facebook Grings Memorabilia (www.facebook.com/Gringsmemorabilia), com participação do músico Vinicius Brum tocando canções que fazem parte de alguns textos da publicação, além de um bate-papo com o autor e com fotógrafos que colaboram para a obra. Outras ações de divulgação estão programadas, como uma conversa on-line sobre os 80 anos de Bob Dylan com o jornalista Eduardo Bueno, o Peninha, em 24 de maio, dia do aniversário do bardo norte-americano. O papo ocorre via Youtube, pelo perfil Pitadas do Sal.