Pedro Longes lança ‘Tema para Natalia’, quinto single do projeto Sinestesias nesta sexta-feira

Foto Luis Ferreirah

“Tema para Natalia” é o quinto single do projeto Sinestesias, de Pedro Longes, que chega a todas as plataformas digitais na sexta, dia 7 de maio. A canção, dedicada à amiga chilena Natalia Babarovic, é uma valsa, com letra em espanhol e ares de nostalgia, que evoca memórias de quando Pedro morava no Chile. O registro, realizado no Estúdio Soma, em Porto Alegre, apresenta um arranjo intimista, em piano acústico e voz, sendo o piano interpretado pelo músico convidado André Vicente.

Para celebrar o lançamento, Pedro convida o cantor e compositor chileno, Niko Contador, para um bate-papo musical, na quinta-feira, dia 6 de maio, às 20h30min, com transmissão pelo instagram @pedrolonges. No encontro, os artistas irão recuperar histórias da época em que Pedro morou no Chile, dos shows que fizeram juntos, além de apresentarem canções “ao vivo”, em formato acústico.

Projeto Sinestesias 

O projeto Sinestesias consiste de uma série de lançamentos, em formato single,  do artista canoense Pedro Longes, iniciado neste ano, celebrando seu retorno ao Rio Grande do Sul, após um período de quatro anos vivendo no Chile. 

Até agora, já foram lançados os singles “Hermosa”, em parceria com a cantora e compositora Anaadi, vencedora do Grammy Latino 2018; “Lares Quebrados”, em parceria com a cantautora argentina Ana Clara Moltoni; “Samba Erudito”, com o convidado André Vicente ao piano, e a canção “Nós Hemos de Vir”, em formato violão em voz.

Além de “Tema para Natalia”, a série de lançamentos também prevê as composições “Cavalos no Quarto” (04/06), composta em parceria com o violonista catarinense Daniel Mueller, e a “Valsa em Solidão” (02/07), também em parceria, esta com o pianista e compositor canoense André Vicente. No segundo semestre, os lançamentos serão reunidos no álbum “Sinestesias”, contendo ainda materiais inéditos e faixas demo.

O projeto conta com a produção e divulgação de Silvia Abreu, fotografias de Luis Ferreirah, gravuras de Natalia Babarovic e pinturas de Pedro Longes. 

Sobre Pedro Longes

Durante os quatro anos em que esteve morando em Santiago do Chile, Pedro estudou composição e arranjo com o músico chileno Oscar Torres, além de ter cursado canto popular no Instituto ProJazz Chile, filiado ao Berklee College of Music. Em 2018, lançou o álbum “Longes Canta Spinetta”, celebrando um dos maiores nomes da música argentina e latino-americana: Luis Alberto Spinetta (1950-2012). Acompanhado por uma uma banda formada por músicos chilenos, o álbum traz oito canções de Spinetta na voz de Pedro Longes, em novos arranjos e com letras traduzidas poeticamente ao Português.

Durante os dois últimos anos no país de Violeta Parra, Los Jaivas, Victor Jara, e tantos outros importantes artistas, Pedro Longes apresentou os discos Conexión e Longes Canta Spinetta no show Pedro Longes Trío, ao lado do baterista argentino Juánchi Pérez e do contrabaixista chileno Pablo Torrejón. Dentre diversos locais e festivais, apresentaram o show no Thelonious Lugar de Jazz, uma das mais tradicionais casas de jazz do Chile, onde fizeram um registro ao vivo, disponível no Youtube.

De volta ao Rio Grande do Sul, além do projeto Sinestesias, Pedro lançou nas plataformas digitais, em março deste ano, o álbum de inéditas “Canções de Amor e Solidão”, em formato EP, contando com arranjos e instrumentação do músico porto-alegrense James Liberato, vencedor do Prêmio Açorianos de Música 2020, na categoria melhor disco instrumental.

Financiado pela Lei Aldir Blanc Canoas, o novo álbum de Pedro Longes busca, na música brasileira e latina, a fonte para contar histórias como a de Marcos, um homem solitário e infeliz com seu trabalho; da atriz anônima que sonha em viver do teatro e se vê obrigada a gravar pornochanchadas para sobreviver; da rotina solitária de um sapateiro e sua sapataria; das tormentas do fim de um relacionamento; da esperança em cantar, mesmo quando as coisas parecem não estar bem, entre outras sutilezas da vida cotidiana.

SERVIÇO:

Lançamento de Single:

O quê? Pedro Longes lança “Tema para Natalia”, quinto single do projeto Sinestesias

Quando? Sexta, dia 07 de maio de 2021, às 20h30min

Onde: Spotify, Deezer, iTunes, Youtube e outras plataformas.

Como: Links disponíveis nas redes sociais de Pedro Longes:

instagram.com/pedrolonges

Quanto: Gratuitamente no Spotify, Deezer e Youtube. Disponível para compra

em formato download digital.

Link do vídeo no Youtube: https://youtu.be/7n-i6I6T8lw

Próximos lançamentos:

Single 6 – Sexta, dia 04/6 – Cavalos no Quarto – com Daniel Mueller

Single 7 – Sexta, dia 02/7 – Valsa em Solidão – com André Vicente

Por: Silvia Abreu