Gabriel Grossi anuncia o lançamento de dois álbuns para 2021

Reconhecido internacionalmente como um dos maiores instrumentistas de harmônica da atualidade, Gabriel Grossi terá dois álbuns lançados pela gravadora Audio Porto ainda neste ano. O álbum “RE DISC COVER” chega em todas as plataformas digitais em maio e “Plural”, no segundo semestre de 2021.

O público poderá apreciar o primeiro single e videoclipe do novo álbum já no próximo dia 23 de abril. O clássico absoluto de Stevie Wonder, “Isn’t  She Lovely”, abre os trabalhos para o álbum “RE DISC COVER” de Gabriel Grossi Quartet, onde junto com os também excelentes músicos Eduardo Farias (piano e teclados), Michael Pipoquinha (baixo) e Sérgio Machado (bateria), somos conduzidos por um passeio totalmente original através de canções marcantes do Pop Rock contemplando as décadas de 60, 70, 80 e 90. Com arranjos de uma originalidade ímpar, o quarteto reinventa verdadeiras e conhecidas pérolas populares da música universal.

Lançada em 1976, no álbum Songs In The Key of Life, “Isn’t She Lovely” é uma homenagem de Stevie Wonder ao nascimento de sua filha Aisha e um dos maiores hits de sua carreira. Gabriel Grossi homenageia sua filha Teresa trazendo uma ilustração dela na capa e ao propor um novo arranjo reverencia a obra de Stevie Wonder com muito respeito e propriedade. Aproxima todo o groove original a uma pegada jazz com espaços para improvisos na harmônica e no piano de Eduardo Farias, que também coloca na música o teclado Clavinet muito utilizado por Wonder.

“RE DISC COVER” pode facilmente se desdobrar em diversos erres: REleitura, REinventar, REdescobrir, RElembrar, REssignificar, REarranjar. O risco de gravar um repertório tão conhecido na memória afetiva de todos nós se transforma num trunfo ao propor o desafio de entregar aos ouvintes uma unidade musical única e contemporânea de diferentes temas. Gabriel Grossi Quartet não só entrega um novo olhar, como também mostra toda a maestria digna dos melhores arranjadores da atualidade. Afinal, estamos falando de músicas muito conhecidas de Stevie Wonder, Michael Jackson, The Beatles, Bob Marley, entre outros artistas interpretados no álbum, e mexer com elas não é para qualquer um. Em cada faixa o quarteto consegue imprimir a sua marca apresentando novas sensações que respeitam os temas originais e ainda criam novos espaços onde se revelam impensáveis improvisos e rotas alternativas.

A sintonia entre os músicos é um ponto de destaque na obra. Gabriel Grossi possibilita diálogos que fluem com naturalidade entre todos. Da mesma maneira que dispõe espaços para o já reconhecido virtuosismo e sentimento na harmônica, garante ao quarteto holofotes individuais para cada instrumentista. Aproxima o Pop Rock com o Jazz e o Popular com o Erudito de forma coerente e equilibrada. A sensibilidade nas releituras traz uma nova identidade para nomes tão conhecidos. Com músicos de alta performance como temos aqui, a viagem proposta através das décadas se transforma numa jornada de descobertas.

Diferente de “RE DISC COVER”, onde Gabriel Grossi demonstra toda sua riqueza como instrumentista e arranjador a partir de temas de outros autores, em “Plural” seu lado compositor também ganha protagonismo junto a uma série de convidados especiais que participam em cada uma das faixas. Lenine, Hermeto Pascoal, Ed Motta, Omar Sosa, Zélia Duncan, Seamus Blake, Leila Pinheiro, Yamandu Costa, Dudu Farias, Anat Cohen e Jacob Collier, compõem o time estelar interpretando músicas de Gabriel Grossi e parcerias feitas especialmente para o álbum. Com seu lançamento previsto para o segundo semestre de 2021, “Plural” já tem o primeiro single definido que contará também com videoclipe produzido pela Audio Porto: “Nosso Amor Vadio”, com Zélia Duncan.

Termos no horizonte a chegada de dois álbuns de um artista tão plural e completo como Gabriel Grossi, oferece ao público o reencontro com um dos pilares mais dignos da música: surpreender quem escuta. Tanto em “RE DISC COVER” quanto em “Plural” temos um músico que entrega, reinventa e renova com sua técnica e sentimento o prazer de ouvir música.

* Escute o single “Isn’t She Lovely”: http://bit.ly/GGIsntSheLovely


* Veja o clipe de “Isn’t  She Lovely”: http://bit.ly/GGIsntSheLovelyYT (disponível dia 23, às 19h)

Ficha Técnica RE DISC COVER:

Gabriel Grossi Quartet:

Gabriel Grossi – harmônica

Eduardo Farias – piano e teclados

Michael Pipoquinha – baixo

Sérgio Machado – bateria