“Papo de Ceia” aborda as conexões da produção artística de Balbina de Sá

Quais universos são explorados pelo artista em sua produção criativa? As conexões existentes no processo artístico estão em pauta na próxima edição do Papo de CEIA, que ocorre nesta sexta-feira, dia 16, às 18h. O encontro terá mediação da pesquisadora e curadora Daniele Barbosa, que receberá a artista gaúcha Balbina de Sá. O projeto de lives ocorre no Instagram (@ceia_co) e, em sua sexta edição, terá o tema “Processo, Hibridização e o Inovar em Si”.

A proposta de cada edição do Papo de CEIA é abrir janelas de oportunidades a temas importantes e que merecem debate; dar espaço a artistas talentosas, como a Balbina de Sá, e explorar de forma mais intimista a composição da sua obra”, destaca Thaís Carreires, head do CEIA.

Além do bate-papo sobre a composição artística de Balbina de Sá, a sexta edição do Papo de CEIA também abordará sua mais recente obra. “Ecos”, em homenagem a Maria Lídia Magliani – primeira mulher negra a se formar na Escola de Artes, em 1967 -, aborda justamente os diálogos e conexões presentes no processo criativo, entre a artista e os outros.

 Papo de CEIA é um projeto de lives que ocorre periodicamente no Instagram, e apresenta no digital os temas que seriam debatidos no ambiente físico, mas que, devido às regras de isolamento social, não será possível. Entre os temas abordados, os universos da cultura, empreendedorismo, inovação e arte. Já participaram do Papo de CEIA nomes como dos fotógrafos Emmanuel Denauí e Raul Krebs, as artistas Mitti Mendonça e Renata Sampaio, os criativos da área digital Billy Garcia e Sérgio Gama, entre outros.

Agenda do Papo CEIA:

16 de abril (sexta-feira), às 18h

Processo, Hibridização e o Inovar em Si” com Daniele Barbosa e Balbina de Sá.

Plataformawww.instagram.com/ceia_co/

SOBRE OS CONVIDADOS:

Daniele Barbosa: Pesquisadora, educadora e curadora. Graduanda do Bacharelado em História da Arte pela UFRGS, pesquisa indumentária na arte contemporânea pelo grupo de pesquisa Arte e Moda da mesma universidade e integra o Núcleo Educativo e de Programa Público MARGS. Colaborou como teórica junto ao coletivo de artistas Arquipélago. Realizou a curadoria da exposição coletiva Somos Todas Um Só Nó, na Casa de Cultura Mario Quintana.

Balbina de Sá: Artista áudio/visual, musicista, rapper, performer, poeta e beatmaker. Bibliotecária em campo expandido. Bixa caote afrobege travestygênere. Investiga sobre identidade/alteridade, memória, ruído, parataxe, informação (e des-), sincretismos e a relação corpo-espaço, com ênfase nas áreas de performance, música, áudio/vídeo, arte de ação e teatro, gravura & índice, colagem, arte digital e pintura. Integra a exposição Somos Todas Um Só Nó.

CEIA

Inaugurado oficialmente em novembro de 2020, apresentará ao longo de nove meses uma agenda repleta de atrações. A plataforma – física e digital – de reflexão sobre arte, cultura, inovação e empreendedorismo, instalada no Farol Santander Porto Alegre, recebe financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e patrocínio do Santander Brasil.  Além disso, conta também com iniciativas independentes, como o ARTE.LAB. No espaço é possível ter acesso a workshops, espaços para trabalho compartilhado e ambientes multiuso.

FAROL SANTANDER POA

O Farol Santander, centro de empreendedorismo, cultura e lazer em Porto Alegre completou, agora em março de 2021, dois anos de atividades.

No período, recebeu seis exposições de artes visuais: “Roda Gigante – artista Carmela Gross”, “Saramago – os pontos e a vista”, “Estratégias do Feminino”, “GIGANTAS – uma experiência por Nonotak Studio”, “Contemporâneo, Sempre – Coleção Santander Brasil” e “Revoada”; exibiu mais de 15 programas especiais no Cine Farol Santander, com destaque para a mostra “Cinema Atual Espanhol”; realizou encontros relevantes, como com o filósofo francês Luc Ferry e debates sobre moda e gastronomia.

O Farol Santander Porto Alegre também possui um Espaço Memória que traz a história da cidade, do prédio e da política monetária brasileira, além do Restaurante Moeda; todos concentrados no subsolo da instituição.

Patrocínio

Banco Santander Brasil

Realização

BS Project e Farol Santander Porto Alegre

Lei de Incentivo

Projeto recebe apoio financeiro através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) da Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo.

SERVIÇO:

“Papo de CEIA”

Semana 3

www.instagram.com/ceia_co/

Por: Filipe Chagas