Art&Dança lança projeto de museu virtual e exposição

Foto: Claudio Etges

A Art & Dança dá sequência às suas programações de aniversário, com o lançamento do projeto de Museu Virtual e da exposição audiofotográfica Vozes da Art na próxima quinta-feira, 15/04, às 21 horas, em live pelo Instagram @art.danca. As atividades são 100% online e gratuitas, alusivas aos 25 anos do núcleo artístico, que é um dos mais antigos de Canoas e referência em aulas, workshops e eventos físicos/virtuais de dança híbrida, como o Hip Hop e a dança contemporânea.

Uma série de 8 lives, com talentosos artistas revelados nesta trajetória de sucesso, abriu as comemorações, entre 23 a 30/03, no Instagram @art.danca. Também foi lançado o novo site da Art&Dança (www.artdanca.com), que conta com o vídeo workshop Vivência Corporal da diretora da Art&Dança, Carini Pereira.

No Museu Virtual Art&Dança, será possível resgatar momentos importantes do grupo canoense, como as mais de 7 premiações no Festival de Dança de Joinville, sendo 5 delas em primeiros lugares. ”Os trabalhos mixo corpóreo e de dança tocada nos levaram à ‘calçada da fama’ nos 25 anos do evento catarinense, em 2007, sendo o Eduardo Menezes coreógrafo revelação”, relembra Carini.

Também poderão ser conferidos neste espaço da plataforma (www.artdanca.com), dossiês dos trabalhos Consequências do Som, contemplado pelo programa Rumos Itaú Cultural 2009 e 2010, e do projeto Canoas Verão com Art 2018, que reuniu mais de 150 pessoas em workshops, espetáculo e brainstorm. Fazem parte do acervo virtual ainda áudios e vídeos com depoimentos, objetos, documentos e outros registros históricos.

A Exposição audiofotográfica Vozes da Art – 25 anos contará com 32 imagens de bailarinos em cena, entre 2005 e 2018, de Cláudio Etges – um dos mais importantes e premiados fotógrafos documentais de arte, respeitado mundialmente.

Elas serão acompanhadas por áudios de Cristina Pereira (fundadora da Art&Dança e diretora de Linguagens Culturais e Eventos da Secretaria de Cultura de Canoas), Eduardo Menezes (professor de dança e coreógrafo premiado), Carini Pereira (diretora da Art&Dança e dançarina internacional), Fernando Faleiro (professor de dança e artista premiado), Wil Freitas (ator, bailarino, coreógrafo premiado e professor de dança), Mickael Ramos (performer artivista, coreógrafo e diretor de arte premiado), Annanda Araújo (bailarina, professora de dança e designer gráfica) e Débora Duarte (pesquisadora histórica, diretora artística de projetos educacionais e professora de dança), entre outros.  

Será possível se ambientar no universo de concepção e criação coreográfica, acompanhar vivências do grupo nos ensaios e bastidores. O visitante também poderá ouvir virtualmente o que os artistas têm a compartilhar sobre este fazer artístico. Wil Freitas também homenageia a Art&Dança com um poema especial na exposição. As programações culturais pelos 25 anos da Art&Dança contam com financiamento da Lei Aldir Blanc do Município de Canoas, em apoio à classe artística durante a pandemia.

LANÇAMENTO DO PROJETO MUSEU VIRTUAL E DA EXPOSIÇÃO AUDIOFOTOGRÁFICA VOZES DA ART – 25 ANOS DA ART&DANÇA

Data: 15/04

Horário: 21h

Local: Instagram @art.danca

Programação: live para bate-papo online e brinde virtual com a equipe da Art & Dança e convidados, disponibilizando o acervo virtual de fotos, vídeos, depoimentos, documentos e outros registros históricos nos espaços do museu virtual e exposição audiofotográfica do site www.artdanca.com.

Equipe de pesquisa: Carini Pereira, Débora Duarte e Fabiana Saikoski

Gerenciamento das redes sociais: Annanda Araújo e Débora Duarte

Produção e curadoria: Fabiana Saikoski e Carini Pereira

Identidade visual: Annanda Araújo

Desenvolvimento do site: Roberta Heckler – LK6 Comunicação

Por: Claudia Boff