Rapper e ativista cultural Rafa Rafuagi lança curso Antirracista

Foto: Lourdes Rosa

O dia 21 de março é o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Para marcar a data, o rapper e ativista cultural Rafa Rafuagi, do grupo de Hip Hop Rafuagi, está lançando um curso online. “Antirracista: como identificar e combater o racismo estrutural” terá dez aulas online gravadas, que ficarão disponíveis em plataforma, para que os participantes possam assistir quando quiserem.

O objetivo do curso é mostrar como o racismo molda a vida na sociedade e o que cada um pode fazer para ter práticas antirracistas no dia a dia. As aulas estão divididas em dois módulos: “A formação de uma sociedade racista” e “Construindo uma sociedade antirracista”. Trazem fatos históricos, as marcas do racismo na linguagem e nas demais expressões culturais e, principalmente, caminhos para que os participantes possam identificar os traços racistas em sua construção pessoal e se transformarem em atores antirracistas.

“Eu parto da minha experiência pessoal, da história dos meus ancestrais, para olhar e analisar de que forma o racismo está estruturado em nossa sociedade, e porque precisamos mudar essa realidade”, explica Rafa. O link para matrícula estará disponível pelas redes sociais do rapper: @rafarafuagi 

Rafa Rafuagi

Nascido em Esteio, Rafuagi vive na pele o racismo desde muito cedo. Ele conta nesta jornada como a luta antirracisca moldou a vida e a luta de sua família. Artista, empreendedor social e referência para milhares de jovens que vivem realidade parecida com a sua, Rafa vai dizer para todos agora o que ele pensa do racismo e o que cada um pode fazer para ter práticas antirracistas.

Por: Raphaela Donaduce Flores