Carolina Panta lança ‘Olivetti Lettera 32’ em live com Clara Corleone

Foto: Marília Dias

A escritora Carolina Panta lança, no dia 24 de março, o livro “Olivetti Lettera 32”, pela editora Zouk. Para marcar o lançamento, Carolina e a escritora Clara Corleone promovem a live Personagens Femininas e outras profundezas, no instagram da autora (@carolinapanta) a partir das 20h. Na conversa, elas falam sobre as personagens que tramam a história, além de relembrar mulheres que marcaram a literatura. O livro está em pré-venda no site da Zouk.

Segundo romance publicado pela autora, a obra conta a história de Diva, Eleonora e Maria Luíza, três personagens de tempos diferentes, vivenciando a dor e o prazer de se constituir como mulher. O ponto de partida da trama é um livro entregue às protagonistas. Cada uma das mulheres residentes no prédio do bairro Menino Deus acaba por receber um tomo da obra no mesmo dia. Os volumes estampam seus nomes nas capas. O que se cria, a partir da chegada dos exemplares, é um resgate de suas vidas.

Um narrador misterioso, aparentemente onisciente, busca métodos de escrita e recursos linguísticos para contar essas mulheres. Descobre-se, assim, durante a leitura das narrativas, um sentimento de culpa transversal ao feminino das personagens. Com bilhetes anexados às obras, escritos na máquina de escrever que dá nome ao romance, o narrador conversa, expõe-se também às personagens, trazendo os dramas das mulheres aos olhos da leitura, assim como os seus próprios.

Clara Corleone, que assina a orelha de “Olivetti Lettera 32”, comenta: “Eu queria fazer uma apresentação do livro apelando para o intelecto: ‘vejam, essa é uma obra feminista!’. No entanto, um livro não é composto apenas de uma ideia. Ele quer, sobretudo, contar uma história. E as histórias, se você, como eu, teve um avô que usava os contos de fadas para te ninar ou se, também como eu, está sempre com um livro debaixo do braço, sabe muito bem que na maior parte das vezes o que nos move a ler não é uma ideia, são as histórias. Não ligamos muito para a ideia quando atravessamos uma madrugada aficcionados por um livro. Se a ideia fala com a cabeça, a história – tão bem amarrada e lindamente contada aqui – toca no lado esquerdo do peito.”

Sobre a autora

Carolina Panta nasceu em Porto Alegre e é professora de Língua Portuguesa e Literatura formada em Letras pela UFRGS. Editora da revista literária La Loba, é ativista em busca do protagonismo feminino na cultura. Tem na mulher seu tema principal de escrita, como em seu primeiro romance, “Dois Nós”. “Olivetti Lettera 32” é seu segundo mergulho às profundezas da dor e do prazer de ser mulher.

Ficha técnica

editora Zouk

178 páginas

14 x 21cm

ISBN 978-65-5778-023-7  

Pré-venda: https://www.editorazouk.com.br/pd-84945b-pre-venda-olivetti-lettera-32.html?ct=&p=1&s=1

Por: Thaís Seganfredo