Francisco Dalcol fala sobre arte contemporânea em aula virtual e gratuita do Instituto Ling

foto: Maciel Goelzer

Instituto Ling inicia sua programação 2021 na próxima terça-feira, dia 19 de janeiro, retomando o ciclo Conversas sobre Arte, projeto que busca aproximar o público da história da arte a partir de uma série de encontros virtuais e gratuitos mediados por diferentes profissionais da área. A primeira edição do ano terá como convidado o pesquisador, crítico, historiador da arte, curador, professor, jornalista e editor Francisco Dalcol, atual diretor-curador do MARGS, o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul.

Durante o painel, Dalcol falará sobre arte contemporânea a partir de correntes e vertentes como pop art, minimalismo, conceitualismos, povera, land art, happenings, performance, body art, vídeo, entre outros; além de manifestações mais recentes da produção contemporânea, a exemplo dos projetos participativos, colaborativos e socialmente engajados. A atividade será transmitida ao vivo, a partir das 20h, em plataforma digital. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.

O projeto Conversas sobre Arte estreou em agosto de 2020 e está em sua quinta edição. As aulas anteriores estão disponíveis no canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural) e trazem o historiador e arqueólogo Francisco Marshall falando sobre a busca pela perfeição no período da Antiguidade, a historiadora da arte, crítica de arte e curadora Paula Ramos apresentando o Renascimento, a professora e pesquisadora Camila Schenkel abordando o Modernismo e o crítico e curador Rafael Vogt Maia Rosa discutindo a arte no Brasil.

Francisco Dalcol também atua como professor-colaborador da especialização em Práticas Curatoriais do Instituto de Artes da UFRGS, ministrando disciplinas como Crítica de Arte, Estudos Curatoriais e Expositivos, e História das Exposições. É Doutor em Artes Visuais – História, Teoria e Crítica pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de doutoramento no exterior no Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa. Em 2019, foi agraciado com o prêmio de Curadoria no Açorianos de Artes Plásticas, da Prefeitura de Porto Alegre. Ganhou a 1ª menção honorífica no Incentive Prize for Young Critics 2016, concedido pela International Association of Art Critics. Foi editor, repórter e crítico de arte do 2° Caderno do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, entre 2012 e 2016. É membro da Associação Internacional de Críticos de Arte, Associação Brasileira de Críticos de Arte e da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Além de se dedicar à investigação teórica e histórica sobre estudos expositivos, curatoriais e história das exposições, sua atuação curatorial envolve projetos com artistas históricos e contemporâneos e com acervos privados e públicos, desenvolvendo exposições individuais e coletivas em museus, instituições e galerias, assim como a editoração de catálogos, livros e publicações de arte.

O projeto Conversas sobre Arte tem realização do Instituto Ling e do Ministério da Cidadania / Governo Federal, com patrocínio de Crown EmbalagensFitesa America Tampas.


SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – ARTE
Ciclo Conversas sobre Arte
Painel Arte Contemporânea: arte fora de si
Com Francisco Dalcol
Dia 19 de janeiro, terça-feira, às 20h
Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br

Por: Jéssica Barcellos