Casa de Teatro de Porto Alegre lança o PROGRAMA +ARTE: Amigos da Casa

Foto: Victória Sanguiné

Em um momento em que se faz necessária a continuação de estudos na arte de maneira mais efetiva e abrangente, a Casa De Teatro De Porto Alegre inaugura o PROGRAMA +ARTE: Amigos da Casa. O programa prevê ações de contribuição financeira de pessoas físicas e jurídicas, para bolsas integrais e parciais, com intuito de atender a necessidade e busca de fazer arte por alunos e alunas que procuram diariamente a Escola para realizar seus projetos de se tornarem artistas.

Esta ação também cria possibilidades de contribuição na medida das possibilidades dos que chamamos “AMIGOS DA CASA”, para que a Casa de Teatro – referência de fomento à arte – siga com seus projetos em formar profissionais das artes cênicas, atrizes, atores de teatro TV e cinema, performers, diretoras e diretores, despertando ainda habilidades para as áreas da criação artística em iluminação, composição sonora, dramaturgia e produção cultural.

Há alguns anos, além de disponibilizar bolsas integrais para alunos de baixa renda e pessoas desprivilegiadas, a Escola vem realizando um movimento desde maiores descontos, aumento de número de parcelas, até bolsas parciais. Os alunos também têm a possibilidade de fazer monitorias, acompanhando professores em aulas, na produção, direção, cenografia e figurinos dos espetáculos, os quais recebem atestado com a carga horária realizada, no intuito de exercitarem dinâmicas que dizem respeito ao fazer teatral. Entretanto, a Escola realizou estas ações sem divulgação anterior.

Iniciou-se, então, um projeto que pretende bem mais que isso, começando pelos círculos menores de colaboração coletiva, ampliando essas ações. Uma série de possibilidades que viabilizam o PROJETO +ARTE, para além das possibilidades da Casa, alcançando outras e outros que aguardam por oportunidades. A Casa de Teatro encontrou assim uma maneira de seguir em frente com o propósito de manter todos os cursos em andamento, acreditando que qualquer pessoa pode contribuir, mesmo que não tenha relação alguma com a profissão, mas que se sensibiliza com a situação da arte cênica, e da CASA DE TEATRO, no atual cenário que estamos inseridos.

Os alunos contemplados por esse programa serão selecionados através de cartas de intenção e entrevistas, comprometendo-se com uma série de condutas e procedimentos de disponibilidade, assiduidade e responsabilidade com o curso que frequentarão. Caso não cumpram com os acordos estabelecidos, a equipe pedagógica se encarregará de substituir por suplentes, no intuito de fazer valer o investimento. Pode-se também escolher a quem contemplar, indicando alguma pessoa conhecida, ou se informar na secretaria da Escola quem tem interesse em frequentar nossos cursos por meio deste programa.

Para contribuir, é possível doar valores únicos, valores mensais, ou doar valores dos cursos, de acordo com a disponibilidade da pessoa. O “AMIGOS DA CASA” também terá vantagens especiais de fidelidade em ingressos de peças, eventos e exibições on-line de nossos cursos, além de descontos em matrículas em cursos da Casa.

Por: Liane Strapazzon