Após evento virtual, Noite dos Museus deixa intervenções artísticas espalhadas pela cidade

Foto: Cesar Lopes/PMPA

Pela primeira vez em quatro anos, o Noite dos Museus foi realizado de forma virtual. O evento que costuma reunir multidões nas ruas e nos espaços culturais de Porto Alegre desta vez levou as apresentações artísticas e os museus para dentro das casas. Em oito horas de transmissão ao vivo no último sábado, dia 5 de dezembro, o público pode conferir 24 apresentações, entre pocket shows e performances de dança, assim como conteúdos originais sobre os 16 espaços culturais participantes desta edição que receberam a iluminação temática do evento, mesmo fechados para visitação.

Após o sucesso da edição virtual, o projeto segue movimentando a cidade com duas ações. A primeira delas é a instalação de dez molduras posicionadas em pontos turísticos da cidade. A intervenção quer provocar um novo olhar sobre os espaços públicos. “Buscamos novas perspectivas sobre a cidade e a maneira como nos relacionamos com ela. Ao olharmos pela moldura, os espaços ganham novas matizes e novas narrativas, podendo se transformar em uma obra de arte”, explica Rodrigo Nascimento, idealizador do evento. 

Além disso, até esta sexta-feira, dia 11 de dezembro, ao meio-dia, o público ainda pode participar da campanha Adote um Museu, adquirindo os kits da Coleção Noite dos Museus em Casa. São 15 opções de kits – cada um deles dedicado a um dos centros culturais participantes – que contm reproduções de obras do acervo desses espaços. As peças foram feitas em dois materiais: em papel couchê, para expor dentro de casa, e em papel manteiga, para ser fixada nas janelas. Os kits custam R$ 30 cada e podem ser adquiridos site www.noitedosmuseus.com.br/2020. Ao final da ação, o lucro das vendas será revertido em doações para os espaços culturais participantes investirem em suas reaberturas e em futuros projetos.