Primeira edição da Revista Brasa é lançada para debater o cenário cultural gaúcho e contextos nacionais

O mês de novembro foi especial para o cenário cultural de Canoas. A primeira edição da Revista Brasa foi lançada dia 11 de novembro com o título (Re)Existências e (Re)Invenções em Tempos de Pandemia. O periódico é voltado para as discussões sobre artes, educação, cultura, política e sociedade, e está disponível gratuitamente no site www.laboratorioescola.com/revistabrasa. A ação é uma realização do Laboratório-Escola de Arte Popular, conta com o apoio do Sesc Canoas e foi contemplada pelo edital FAC Digital RS.

A revista tem por objetivo a divulgação, fomento e fruição de trabalhos artísticos, científicos e técnicos, como um espaço de diálogo entre artistas, professores, pesquisadores, educadores e a comunidade em geral. O foco das publicações são as diversas possibilidades de estudo relacionados às artes, principalmente, de trabalhos que discutam experiências de ensino, pesquisa e extensão, com destaque para temáticas voltadas à cultura popular e aos grupos de artistas independentes.

Nesta primeira edição, a equipe do Sesc publicou a coluna “Com a palavra, Sesc Canoas”. O texto compartilha as experiências sobre a acessibilidade cultural desde a inauguração da unidade. Acessibilidade espacial, curadoria com olhar inclusivo para os artistas com deficiências em âmbito local e nacional e investimento em recursos de acessibilidade para oportunizar o acesso à arte por pessoas com deficiência são alguns dos aspectos abordados no artigo.

A publicação conta também com o apoio da Trensurb, Galegos & Frangalhos, Art e Dança, Coletivo Órbita, Capoeira Angola Brasil, Clube de Teatro e Amora Produções Culturais. A submissão de textos para a segunda edição iniciará no primeiro semestre de 2021. 

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue atendendo as recomendações de evitar aglomerações e com cuidado redobrado com a saúde das equipes e clientes. Por isso, a recomendação é que o público siga cumprindo as orientações dos órgãos de saúde. A programação on-line e gratuita segue sendo atualizada nas redes sociais e no site www.pertodevc.com.br.

Por: Jéssica Mello