Noite dos Museus anuncia as atrações culturais da sua quinta edição

foto: Luigi Vieira

Noite dos Museus 2020 já tem suas atrações definidas. Realizado pela primeira vez em formato virtual, o evento gratuito contará com mais de 20 apresentações de nomes da cena cultural nacional e gaúcha, reunindo pocket shows que vão do rock ao samba, além de performances especiais de dança. Os espetáculos serão transmitidos de diferentes pontos: das casas dos músicos, das salas de exposições dos museus participantes e também de um estúdio na Fábrica do Futuro, em Porto Alegre, montado especialmente para a noite. A maratona poderá ser acompanhada pelo site www.noitedosmuseus.com.br, o canal do YouTube e as redes sociais do projeto.

Entre as atrações confirmadas estão a cantora, compositora e multi-instrumentista Fernanda Takai, vocalista da banda Pato Fu; o músico Humberto Gessinger, com repertório autoral que reúne desde as composições mais recentes até os sucessos dos tempos em que liderou a banda Engenheiros do Hawaii; o rock alternativo da banda Fantomaticos, o samba e a música popular brasileira da dupla 50 Tons de Pretas, assim como o trabalho das cantautoras ArieleGabriela LeryRita Zart Pâmela Amaro.

A grande noite também contará com improvisações e shows de alguns dos principais nomes da cena instrumental do Rio Grande do Sul, como Cristian Sperandir Trio, o duo composto pelo bandonilista Elias Barboza e o acordeonista Matheus Kleber, além da união entre o violinista, compositor e humorista Hique Gomez com o instrumentista Tales Melati. O público também poderá conferir os grooves dançantes e envolventes do Muralha Trio, o surf rock instrumental com trilhas sonoras de filmes interpretadas pelo Reverba Trio, a mistura de rock progressivo, jazz e psicodelia do Sopro Cósmico, um concerto com a Orquestra de Câmara da Ulbra e uma apresentação do grupo Violas ao Sul, formado pelos violeiros Angelo PrimonMário TressoldiOly Jr. e Valdir Verona.

O evento ainda reserva espaço para o fado e a música portuguesa do grupo Alma Lusitana, para a mistura de folk, country, rock e bluegrass dos guris do Cartas na Rua e para a energia da ancestralidade negra do Grupo de Música e Dança Afro-Sul. Haverá também uma intervenção sonora inédita, que poderá ser acompanhada com audiodescrição, feita pelo músico Carlos Ferreira sob um trecho do filme Um é pouco, dois é bom, de Odilon Lopez, primeiro longa-metragem brasileiro a ser assinado por um diretor negro, que está completando 50 anos do seu lançamento em 2020. Já a dança estará representada pelo tango do grupo 8 Adelante e pelo concerto cênico Carmen e Os Violões, com a camerata Violões de Porto e a bailarina Ana Medeiros apresentando uma parte do espetáculo inspirado na ópera Carmen, de Bizet, e na biografia de Carmen Miranda.

Com mais de seis horas de duração, a transmissão ao vivo também dedicará sua programação para homenagear os 16 centros culturais de Porto Alegre que participam desta quinta edição. Os locais estarão fechados para visitação durante o evento, mas receberão a iluminação temática que já é característica do Noite dos Museus e serão abordados em entrevistas, depoimentos e outros conteúdos originais que trarão curiosidades, histórias e detalhes sobre os acervos desses espaços. São eles a Casa de Cultura Mario Quintana, o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa, a Cinemateca Capitólio, o Farol Santander, o Goethe-Institut, o Memorial do Rio Grande do Sul, o Museu da Brigada Militar, o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, o Museu da UFRGS, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, o Museu Júlio de Castilhos, o Planetário Professor José Baptista Pereira, a Pinacoteca Aldo Locatelli e a Pinacoteca Ruben Berta.

Fernanda Takai é uma das atrações da quinta edição do evento
Crédito da foto: Weber Pádua

Coleção Noite dos Museus em Casa

Além do evento virtual, o projeto também lançou neste ano a Coleção Noite dos Museus em Casa para que o público possa deixar o lar com jeito de exposição e ainda ajude os espaços culturais da capital gaúcha, que sofreram com meses de fechamento impostos pela pandemia. A coleção é composta por 15 opções de kits, cada um deles dedicado a um dos centros culturais participantes.

Cada kit contém um par de reproduções de um item – uma pintura, uma fotografia, uma fachada – em formato A1 em papel manteiga (48 x 68 cm), e couchê (59,4 x 84 cm). A peça em papel couchê é pensada para público expor dentro de casa, e a peça em papel manteiga, para ser fixada nas janelas, na noite do evento, criando uma grande exposição coletiva, já que a folha é translúcida e, com as luzes acesas dentro de casa, as janelas se transformarão em expositoras desses objetos, que ficarão visíveis das ruas.

Os kits custam R$ 30 cada e podem ser adquiridos até o próximo domingo, dia 29 de novembro, no site do Noite dos Museus. Ao final da ação, o lucro das vendas será revertido em doações para os espaços culturais participantes investirem em suas reaberturas e em futuros projetos.

5​ª edição do Noite dos Museus tem patrocínio de Sherwin-Williams e do Grupo Ultra, co-patrocínio da Sulgás, apoio do Farol Santander e da UCAN, realização do Instituto Noite dos MuseusRompecabezasSecretaria Especial da CulturaMinistério do TurismoGoverno FederalPátria Amada Brasil. O evento é financiado via Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal.

SERVIÇO
5ª edição do Noite dos Museus

Dia 5 de dezembro, sábado, a partir das 18h
Gratuito, com transmissão ao vivo pelo site www.noitedosmuseus.com.br, no canal do YouTube e nas páginas do Instagram e do Facebook do evento

Atrações confirmadas
8 Adelante
50 Tons de Pretas
Alma Lusitana
Ariele
Carlos Ferreira (apresentação com audiodescrição)
Carmen e Os Violões
Cartas na Rua
Cristian Sperandir Trio
Elias Barboza e Matheus Kleber
Fantomaticos
Fernanda Takai
Gabriela Lery
Grupo de Música e Dança Afro-Sul
Hique Gomez e Tales Melati
Humberto Gessinger
Muralha Trio
Orquestra de Câmara da Ulbra
Pâmela Amaro
Reverba Trio
Rita Zart
Sopro Cósmico
Violas ao Sul

Espaços culturais participantes
Casa de Cultura Mario Quintana
Centro Histórico-Cultural Santa Casa
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
Cinemateca Capitólio
Farol Santander
Goethe-Institut
Museu da Brigada Militar
Museu da Comunicação Hipólito José da Costa
Museu da UFRGS                                                                
Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS
Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo
Memorial do Rio Grande do Sul
Museu Júlio de  Castilhos
Planetário Professor José Baptista Pereira
Pinacoteca Aldo Locatelli
Pinacoteca Ruben Berta

Coleção Noite dos Museus em Casa
A coleção contém uma caixa temática do evento com uma reprodução tamanho A1 de uma obra em papel couchê, mais uma do acervo e da história de um dos espaços participantes, no mesmo tamanho, em papel manteiga, além de um cartão com informações sobre a obra e a revista com conteúdos exclusivos do Noite dos Museus 2020.
R$ 30,00
À venda até o dia 29 de novembro no site www.noitedosmuseus.com.br/2020 (os kits estarão disponíveis para retirada na semana do evento).

Por: Jéssica Barcellos