Fahrenheit 451 é tema de aula gratuita de cinema e literatura

Clássico da ficção científica, a obra Fahrenheit 451 será tema de uma aula virtual e gratuita sobre cinema e literatura. O evento, promovido pelo Instituto Ling, marca a quinta edição do projeto Adaptação, que conta com o professor e escritor Pedro Gonzaga e o jornalista cultural e crítico de cinema Roger Lerina analisando diferentes aspectos artísticos e culturais de produções marcantes. A atividade será transmitida ao vivo na próxima terça-feira, dia 27 de outubro, às 18h30, pela plataforma Zoom. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.

Durante o bate-papo, o público poderá acompanhar a discussão das diferenças e semelhanças entre o romance do norte-americano Ray Bradbury, escrito após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1953, e o filme homônimo dirigido pelo cineasta francês François Truffaut que chegou às telonas em 1966. O livro revolucionou a literatura com um texto que condena a opressão anti-intelectual nazista ao mostrar um governo totalitário que proíbe qualquer tipo de publicação ou leitura. A versão cinematográfica reconta essa história, mostrando principalmente os bombeiros que têm a função de queimar esses materiais impressos, com o ator austríaco Oskar Werner dando vida a Montag, personagem que começa a questionar essa situação.

Pedro Gonzaga é professor, tradutor, poeta e escritor. Doutor em literatura pela UFRGS, com diversas publicações em poesia e prosa, desenvolve há anos trabalhos com turmas de escrita criativa, voltadas para o público adulto. Atualmente é cronista dos jornais Zero Hora e O Estado de S. Paulo.

Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com.br, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. É curador do projeto Meu Filme Favorito.

O projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema tem realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo Governo Federal, com patrocínio de Crown EmbalagensFitesa America Tampas.


SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – LITERATURA E CINEMA
Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema
Bate-papo ao vivo com o professor, escritor, poeta e tradutor Pedro Gonzaga e o jornalista cultural e crítico de cinema Roger Lerina comparando o livro Fahrenheit 451, de Ray Bradbury, e o filme homônimo de François Truffaut
Dia 27 de outubro, terça-feira, às 18h30
Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br


Para a experiência completa da programação, o Instituto Ling recomenda que o público assista ao filme Fahrenheit 451 (1966), de François Truffaut, e leia o livro homônimo de Ray Bradbury (1953). Você pode locar o DVD na locadora E O Vídeo Levou ou em qualquer outra de sua preferência. A publicação está à venda nas principais livrarias on-line ou na livraria Bamboletras, com entrega para todo o Brasil.

Por: Jéssica Barcellos