Dura Máter é o grande vencedor do Prêmio Açorianos de Dança

Os vencedores do Prêmio Açorianos de Dança 2019 foram conhecidos na noite deste domingo, 27, em cerimônia virtual apresentada pelos atores Aline Marques e Eduardo Ávila. O Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulgou os 21 vencedores, incluindo o prêmio Espetáculo do Ano para Dura Máter, que ganhou ainda nas categorias Figurino, Produção e Destaque Dança do Ventre.

Neste ano, Cláudio Etges recebeu o Prêmio de Personalidade do Ano, pela sua trajetória de mais de 40 anos como fotógrafo de dança no Rio Grande do Sul, registrando e dando visibilidade para milhares de produções ao longo das últimas décadas. Também foram homenageados o Curso de Dança da UFRGS, que em seus dez anos de atividade ajuda a consolidar a pesquisa, o ensino e a arte da dança no campo acadêmico, e o Conjunto de Folclore Internacional Os Gaúchos, que há 50 anos pesquisa e divulga da arte folclórica dos povos através da música e da dança.

Vencedores
Espetáculo do Ano:
Dura Máter

Direção:
Coletivo Grupelho, por Tiger Balm

Bailarino:
Pedro Coelho, por Reutilizáveis Corpos Descartáveis

Bailarina:
Marilice Bastos, por Translúcido

Coreografia:
Maurício Miranda, por Reutilizáveis Corpos Descartáveis

Cenografia:
Reynaldo Netto, Daisy Homrich e Lucas Busato, por O Paradoxo da Queda

Iluminação:
Gustavo Silva, por Chromos

Figurino:
Loraine Santos, por Dura Máter

Trilha Sonora:
Felipe Zancanaro e Thiago Ramil, por Afluência

Produção:
Al-Málgama, por Dura Máter

Prêmios de destaque
Destaque em Ballet Clássico
A B C Dança Festival Infantil, criado e organizado pela professora Samanta Bueno Medina – por proporcionar uma experiência com o Ballet Clássico desenvolvida e pensada para as crianças, que respeita o tempo de cada pequena aprendiz, de forma lúdica e por proporcionar um espaço para as escolas apresentarem seus trabalhos recebendo uma avaliação que visa aprimorar e conscientizar os educadores em sua prática.

Destaque em Sapateado
Ilha, pesquisa em TAP – pela proposta de difusão e popularização do TAP em novas mídias, pelo resgate da memória e por levar o sapateado para espaços alternativos.

Destaque em Flamenco
Silvia Canarim – pela sólida trajetória dedicada ao flamenco em Porto Alegre, investigando a história dessa linguagem e explorando as nuances possíveis de seu encontro com a dança contemporânea, registrada no marcante Espetáculo de 25 anos, que reuniu com intensidade emocional e artística parceiros de diferentes épocas.

Destaque em Jazz
Escobar Junior – Pela qualidade técnica e artística como bailarino e coreógrafo que se revela na diversidade de sua produção e reconhecimento em diversos eventos de dança no ano de 2019.

Destaque em Dança do Ventre
Al-málgama – pela excelência técnica e artística na criação do espetáculo Dura Máter, que aborda uma temática de extrema relevância ao questionar o papel da mulher na sociedade contemporânea e pela ação social de abrir sessão extra gratuita para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Destaque em Danças Urbanas
Underground Queen – Pela pesquisa em danças urbanas que intercruza as danças de matriz africana, pela promoção de eventos gratuitos fomentando as danças urbanas ao ar livre em Porto Alegre e pela representação artística da cidade em eventos que fomentam a cultura hip hop.

Destaque em Dança Contemporânea
Coletivo Moebius – pela gestão coletiva de uma qualificada e abrangente produção em Dança Contemporânea evidenciada em espetáculos como Ranhuras, Três Canções e Poéticas sobre morte/tempo/vida.

Destaque em Danças Folclóricas/Étnicas
Pablo Geovane – pela dedicação ao desenvolvimento da chula em apresentações, divulgando essa modalidade em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul

Destaque em Projeto de Formação e Difusão em Dança
Dança e Saúde Mental – por proporcionar uma vivência no qual a dança não é mera ferramenta terapêutica ou recreativa, mas uma experiência de criação artística, proporcionando a pessoas que estão em situação de cuidado por sofrimento psíquico uma experiência que as leva a ressignificar seu lugar no mundo e por dar visibilidade a estas criações para diferentes públicos.

Destaque em Novas Mídias
Cross-cap – pela excelência na articulação dos elementos de audiovisual e dança: produção, coreografia, direção de arte, fotografia e trilha sonora original. Pelo diálogo instigante entre o movimento do corpo e do cenário.

Destaque em Dança de Salão
Martha Royer – pela dedicação ao desenvolvimento de práticas pedagógicas relacionadas à desconstrução de gênero na Zathus Espaço de Dança, estimulando o desenvolvimento de novas percepções da dança e das relações sociais. Pela visibilidade nacional alcançada, promovendo o intercâmbio dessas práticas.