A Casa Digital promove o curso “A Voz no Teatro – a expressividade da voz em cena”, com Ligia Motta

O ator de teatro utiliza a voz como instrumento de criação, inspiração e resistência no exercício da sua arte. A voz e o corpo na ação da cena devem estar conectados. Fundamentando-se nisso, a fonoaudióloga Ligia Motta tem dois encontros marcados na plataforma digital da Casa de Teatro de Porto Alegre: nos dias 24 e 25 de agosto ministra o curso “A Voz no Teatro – a expressividade da voz em cena”, das 19h às 22h.

O curso propõe ao aluno conhecer, identificar, desenvolver e se apropriar das suas competências comunicativas relacionadas à fala cênica e voz no teatro. O sistema fonador será abordado como um conjunto de três espaços que se ligam numa dinâmica fluída, rítmica e pulsante na formação do ator em cena: respiração, músculos laríngeos (fonte) e ressonadores-articuladores (filtro).

Ajustes fonatórios serão demonstrados como possibilidades de criação e facilitação do personagem e vozes caricatas. Mitos e verdades sobre saúde da voz serão abordados, bem como, diferença entre condicionamento muscular vocal, preparação vocal, aquecimento e desaquecimento vocal, treino e destreino vocal. Tipo e modo respiratório, incentivadores respiratórios, higienização nasal, hidratação direta e indireta da voz, exercícios de trato vocal semi-ocluído serão indicados como facilitadores para desenvolvimento da plasticidade vocal, identidade e imagem vocal, manutenção da saúde e resistência vocal.  Sotaque e canto serão abordados dentro do contexto geral do curso.

Serviço:
O Quê: A Voz no Teatro – a expressividade da voz em cena, com Ligia Motta
Quando: 24 e 25 de Agosto de 2020, segunda e terça-feira, das 19h às 22h
Onde: Plataforma digital da Casa de Teatro de Porto Alegre

Maiores informações e inscrições: https://www.casadeteatropoa.com.br/product-page/a-voz-no-teatro-a-expressividade-da-voz-em-cena-com-ligia-motta

Sobre Ligia Motta:
Ligia Motta é fonoaudióloga especialista em voz e disfagia. Aprimoramento em Motricidade Orofacial. Doutora e Mestre em Gerontologia Biomédica tendo como linha de pesquisa o envelhecimento da voz em mulheres de teatro.
Formação no Método Lee Silvermann.
Professora do CEFAC nas áreas de  voz, envelhecimento vocal e disfagia desde 2008.
Professora dos cursos de Fonoaudiologia do IPA E ULBRA – 2000 a 2010.
Professora substituta na área de voz e interpretação no DAD- Departamento de Artes Dramáticas da UFRGS- 2005 a 2007/ 2009 a 2011.
Trabalhou como preparadora vocal dos jornalistas da RBS- TV durante três anos.
Fundadora da Sociedade de Laringologia e Voz. Foi vice-presidente desta Sociedade.
Foi coordenadora do departamento de Voz da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
Coordenadora do CEFAC Unidade Rio Grande do Sul desde 2000.
Fonoaudióloga do Hospital São Lucas da PUCRS responsável pela equipe de Fonoaudiologia deste Hospital.
Fonoaudióloga do Centro de Fonoaudiologia Ligia Motta. Diretora da Voz Ativa Escola Dinâmica.
Atuação Profissional:
Preparadora vocal e vocal coach de artistas de cinema, teatro e televisão. Atua com vozes profissionais artísticas e profissionais da voz de dublagem, jornalismo, políticos, radialistas, professores e outros.
Ministra cursos na área de comunicação, voz,  oratória, canto e teatro.
Espetáculos que fez a preparação vocal: “Bailei na Curva”, Cabeça Quebra-Cabeça”, “Comédia dos Amantes”, “Mundo de Camila” – Atriz Márcia do Canto; “Tangos e Tragédias”, “ Uma Mulher Sem Pecado”, “Solos Trágicos” (UFRGS) , “Beijo No Asfalto” (UFRGS), “Ópera do Malandro” (UFRGS), “Adoração” monólogo Nelson Rodrigues, “Em Meio Esse Luto eu Luto”, “Noite Árabe”, “Beckett & Bion: Gêmeo Imaginário”, “Os Homens do Triângulo Rosa” atriz Gisela Haybache, “Legalidade” , “Tinta Bruta”, “ Teu Mundo Não Cabe Nos Meus Olhos – atriz Soledad Villamil, dentre outros.

Por: Liane Strapazzon