Artistas gaúchos criam websérie sobre violência doméstica e de gênero

Um grupo de artistas gaúchos e uma advogada especializada em cuidar de casos de violência contra mulheres deu um jeito de contornar o isolamento social para gravar a websérie Confessionário – Relatos de Casa. A série é uma obra de ficção baseada em relatos de mulheres de todo o mundo que sofreram violência doméstica e de gênero, para mostrar que não estão sozinhas, e estimular a denúncia em casos de violações.

A estreia será no dia 24 de agosto, às 19 horas, no canal do projeto no YouTube. A cada segunda-feira, um novo episódio vai ao ar.

Concebido pela atriz e diretora de teatro Deborah Finocchiaro e pelo diretor de cinema Luiz Alberto Cassol, a primeira temporada da websérie terá nove episódios com atrizes interpretando as histórias criadas a partir de relatos reais. Além da violência física, a série também relata casos de violência psicológica e moral.

MOTIVAÇÕES

Conforme os idealizadores, a motivação para a criação do projeto aconteceu pela dura realidade de mulheres que vivem em situação de opressão e violência doméstica, e pelo aumento do número de casos durante esta pandemia.

“Cremos que a arte leva a caminhos de questionamentos e transformações. Queremos contribuir para a integridade e a humanização dentro dos lares, das cabeças, das vidas”, justifica Deborah.

“O número de casos de violência física, moral e psicológica que mulheres sofrem diariamente aumentou drasticamente na pandemia. Também criamos o Confessionário para falar sobre a violência contra crianças e os diferentes tipos de violência que a sociedade naturaliza e faz crer que não seja debatido e enfrentado. A arte é transformadora e promove, na reflexão, a apropriação de conhecimento, a liberdade de pensamento”, complementa Cassol.

EPISÓDIOS

Os episódios, que tem 15 minutos cada, apresentam uma personagem relatando a sua história em primeira pessoa para uma suposta campanha, intitulada “Confessionário”, que pretende encorajar outras mulheres para que exponham as suas próprias histórias.

Também haverá a participação da advogada Gabriela Ribeiro de Souza, que ao final de cada “depoimento”, trará informações sobre fatores de risco, tipos de violência, formas e contatos para denúncia, números, estatísticas, entre outras informações relevantes.

“Os relatos devem vir à tona porque não podemos compactuar, através do silêncio, com a banalização da violência, com o descaso. Para democratizar o acesso. A linguagem confessional pretende encorajar, estimular outras mulheres para que contem as suas histórias, para que elas saibam que não estão sozinhas”, complementa Gabriela.

DESAFIOS

As gravações foram realizadas com equipe e elenco cada um na sua casa, respeitando o isolamento social. “O maior desafio foi chegar no ‘humano’, na verdade, ultrapassar a tecnologia para tocar na alma”, conta Deborah.

Cassol revela que é tudo diferente de uma gravação normal, num set. “É remota, com cada profissional em sua casa. Depois de definida toda a questão de argumento, roteiro, narrativa, partimos para questões técnicas. Gravamos por uma tela de computador, o que seria tecnicamente chamado de plano geral, o maior enquadramento, e com mais duas câmeras em frente à tela do computador. O diretor de fotografia vai fazendo outros enquadramentos. Usamos computadores e celulares, tudo de acordo com cada episódio”.

ESTATÍSTICAS

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) destaca que os casos de feminicídio cresceram 22,2%,entre março e abril deste ano, em 12 Estados do País, comparativamente a 2019, segundo a Agência Brasil. Intitulado Violência Doméstica durante a Pandemia de Covid-19, o documento foi divulgado no começo de junho, e tem como referência dados coletados nos órgãos de segurança dos estados brasileiros.

SERVIÇO

No Youtube, a partir de 24 de agosto, 19h. 

PRIMEIRA TEMPORADA – 9 EPISÓDIOS, A PARTIR DE 24 DE AGOSTO, 19H

FICHA TÉCNICA

Criação e direção: Luiz Alberto Cassol e Deborah Finocchiaro

Roteiro: Adaptação coletiva de relatos de Gabriela Ribeiro Souza e outras histórias

Preparação de elenco: Deborah Finocchiaro

Direção de fotografia: Freddy Paz

Direção de produção: Leonardo Peixoto

Montagem e desenho de som: Leonardo Cappelatti

Trilha sonora: Laura Finocchiaro

Design gráfico: Luciano Ribas

Vinheta: Victor dos Santos Haubert

Assessoria de imprensa: Padrinho Agência de Conteúdo

Apoio comunicação: Juliana Coin, Luiza Soares, Betine de Paris, Mirella Joes, Luciana Bettoni, Quetlin Santos, Camila Lourenci

Assessoria jurídica: Gabriela Souza – Advocacia para Mulheres

Produção executiva: Alexandra Zanela, Deborah Finocchiaro e Luiz Alberto Cassol

Coprodução: Sala Filmes, Convergência Produtora, Padrinho Agência de Conteúdo, IdeiaAção e Sorte Produções

Realização:Companhia de Solos & Bem Acompanhados e Filmes de Junho

Elenco 1ª temporada: Amanda Gatti, Arlete Cunha, Cibele Sastre, Dane de Jade, Danuta Zaghetto, Deborah Finocchiaro, Eleonora Prado, Graziela Pires e Laura Medina

OS REALIZADORES

Deborah Finocchiaro

Estreou no teatro em 1985. Bacharel em Interpretação Teatral na Faculdade de Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, já participou de centenas de trabalhos como atriz no teatro, cinema e televisão. É também diretora, locutora, apresentadora, roteirista, produtora e ministrante. Ao longo de sua carreira, recebeu 33 prêmios, entre eles 9 de Melhor Espetáculo, 18 de Melhor Atriz, de Melhor Direção, de Melhor Texto Adaptado, de Melhor Roteiro e 3 como Melhor Artista de Teatro.

Luiz Alberto Cassol

É diretor cinematográfico, cineclubista e diretor publicitário, diretor das produtoras Filmes de Junho e Accorde Filmes. Na produção autoral, dirigiu os longas Câncer – Sem Medo da Palavra, Janeiro 27 (codirigido com Paulo Nascimento), Todos (codirigido com Marilaine Castro da Costa) e Golpe (codirigido com Guilherme Castro). Finalizou recentemente o longa Deborah! O Ato da Casa, totalmente feito por web e de forma remota, com cada pessoa da equipe em sua casa.

Por: Tatiana Bandeira