Grupo de Estudos e Escutas inicia na segunda, 10 de agosto

Foto: Marcelo Nunes

Inicia na próxima segunda-feira, 10 de agosto, o Grupo de Estudos e Escutas, ministrado pelo artista visual Guilherme Dable. Serão 16 aulas online com o objetivo de ampliar a cultura visual dos alunos, através de encontros semanais, onde serão apresentados e discutidos aspectos da arte e da cultura contemporânea, conversas com artistas convidados, relações entre arte-cinema-literatura-poesia-psicanálise-cultura pop, “de maneira às vezes um pouco labiríntica, mas nunca pedante nem hermética”, revela o doutorando em poéticas visuais pela UFRGS.

“O grupo é um espaço de estudos e escutas, em processo de construção compartilhada, aberto a todes que entendem a curiosidade como motor do pensamento, sem pré-requisitos”, afirma. São aulas expositivas, com farto material de imagens e links para materiais complementares e possíveis participações de artistas de todo o mundo, já que o tema de alguns encontros pode variar de acordo com acontecimentos recentes. “No primeiro semestre deste ano, já com as aulas de  maneira remota, assim que decretaram pandemia convidamos uma artista que produziu um filme que traz uma pegada pós-apocalíptica, assim como quando tivemos os protestos relacionados ao assassinato de George Floyd, tivemos a participação de um artista norteamericano filho de paquistaneses cujo trabalho fala de questões de imigração e racismo”.

Guilherme Dable é artista visual, doutorando em poéticas visuais pela UFRGS. Foi cogestor do atelier Subterrânea entre 2006 e 2015, onde começou a dar aulas de desenho em 2010. Tem trabalhos em coleções como MARGS, Fundação Vera Chaves Barcellos, coleção Gilberto Chateaubriand, MAM-Rio, entre outros acervos públicos, além de coleções particulares no Brasil e exterior. Expõe regularmente desde 2008, tendo realizado nos últimos anos individuais em Salvador, Rio de Janeiro e Londres.

Os encontros iniciam às 19h30 e tem até duas horas de duração. As inscrições e informações devem ser feitas pelo whatsapp (51) 99733 1101 ou pelo instagram.com/guilhermedraws.

Grupo de Estudos e Escutas, com Guilherme Dable

A partir de 10 de agosto, sempre às segundas-feiras, às 19h30

Inscrições e informações (51) 99733 1101 | instagram.com/guilhermedraws

Alguns tópicos abordados:

– O desenho como ferramenta de resiliência: desenhar para suportar/reconfigurar o cotidiano;

– Juntar, catar, acumular, colecionar, caçar imagens: documentos de trabalho de artistas, artistas como cronistas e como arquivistas;

– Desenho o mundo/desenho com o mundo: algumas estratégias do desenho contemporâneo;

– O mundo em nevoeiro: reflexões a partir de “Dentro do Nevoeiro”, livro de Guilherme Wisnik.

Por: Bruna Paulin