Novo single de Alexandre Lora foi gravado no meio da floresta

Tudo ao nosso redor tem som. Frequências vindas de seres e objetos percorrem caminhos que atingem nosso corpo e mente. Vibrações que nos conectam diariamente ao mais amplo universo sonoro que compõe a natureza, a humanidade e o cosmos. A música do Alexandre Lora conecta elementos e emite através do Handpan um fluxo continuo por trilhas que permitem expandir os sentidos.

Em “Unknown Path”, o músico e mestre neste instrumento ímpar, conduz os ouvintes por vias da nossa imaginação que podem ainda ser desconhecidas. Explora musicalmente o íntimo de cada um de nós. Cada nota é uma partícula de ar absorvida calmamente reverberando sensações em todas células. 

Potencializando ainda mais a força de sua música, Alexandre Lora registrou este novo single junto à natureza. Gravou ao vivo no meio da floresta no Habitat Floema, área de preservação ambiental na zona rural do município de Viamão/RS, que carrega ainda um marco geográfico de estar exatamente localizada na linha imaginária do Paralelo 30º Sul do globo terrestre. É energia de tudo quanto é lado, assim como o som que nos atinge de todas as direções.

É uma busca pelo novo, pelo inusitado do som. Foi o que Alexandre Lora fez, em 2013, ao se dedicar a um instrumento ainda muito recente na história da música. Desenvolvido na Suíça, no ano 2000, o Handpan é um instrumento percussivo e melódico feito de aço. Mescla culturas de instrumentos de origem indiana, o Ghatam, com o Steelpan, de Trinidad Tobago. Percussionista nato e plural, Lora é artista nomeado ao Grammy, na categoria “Best World Music Album”, com o disco “Rosa dos Ventos” (Anat Cohen e Trio Brasil), graduado em bateria na FAAM (Faculdade de Artes Alcântara Machado), estudou percussão erudita por 3 anos na EMM (Escola Municipal de Música de São Paulo) e obteve Pós-Graduação em Musicologia e Educação Musical, na Universidad Autónoma de Barcelona. Uma constante busca e soma de referências que o permitem explorar caminhos desconhecidos para trazer ao público mapas com possibilidades das mais diversas trajetórias.

A gravação de “Unknown Path” foi toda captada pela equipe do estúdio Audio Porto que deslocou seu equipamento para o meio da floresta do Habitat Floema. Foi a união da tecnologia com a natureza para chegar ao resultado puro da música do Alexandre Lora em meio a brisa e o canto dos pássaros uníssonos com as frequências energéticas do Handpan. Tudo registrado em áudio e vídeo de alta qualidade que chegam agora aos seus olhos e ouvidos como o mais recente lançamento da Gravadora Audio Porto. Permita-se imergir e fluir através do som e da imagem. Percorra caminhos desconhecidos. 

Por: Lucio Brancato