Arte solidária: obras de arte em troca de vale-gás para quem mais precisa

Já pensou em adquirir uma obra de arte e ajudar famílias que estão enfrentando dificuldades financeiras por conta do Coronavírus? O Centro Social Marista Mario Quintana lançou o projeto Arte Solidária. A idéia é vender obras de arte produzidas pelos educandos e educadores do Centro Social em troca de vale-gás para a comunidade. As obras estão expostas em uma galeria virtual na página da instituição no Facebook (acesse aqui). O valor da obra (quantidade de vale-gás) está especificado na legenda da foto, e qualquer pessoa pode adquiri-la: basta comentar, realizar o pagamento na conta do projeto e, posteriormente, buscar o quadro na unidade. Leia aqui os termos para participar do projeto.

Todos os tickets de gás adquiridos por meio do Arte Solidária serão entregues às famílias dos educandos atendidos no Centro Social Marista Mario Quintana. A meta desta mobilização é arrecadar pelo menos 90 unidades de vale-gás, para que todas as famílias possam receber um botijão.

Centro Social Marista Mario Quintana é reconhecido por sua produção artística com materiais reutilizados. Ao todo, são mais de cem obras destinadas ao projeto. Algumas delas foram produzidas pelas crianças antes mesmo da pandemia, nas atividades desenvolvidas no Centro Social e carregam a expressão do talento desses jovens. Outras foram produzidos pelos educadores após a paralisação das atividades em função do isolamento social. 

Sobre as obras de arte

Por trás de cada quadro, há muitas histórias de vida. Além de reutilizar materiais como peças de brinquedos usados, embalagens, papel e papelão, peças de eletrônicos e objetos diversos, os educandos e educadores deixam sua marca em cada detalhe, com criatividade e design artístico.

As peças são únicas e representam muito mais que objetos de decoração: são traços de histórias de vida que foram transformadas, representações do enfrentamento aos novos desafios impostos pelo Coronavírus. São também a promoção e o fortalecimento da cultura da solidariedade.

O projeto Arte Solidária integra o movimento da Rede Marista chamado Ação Comunidades. Criado em meio à pandemia para ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade social nas comunidades, o Ação Comunidades já promoveu arrecadação e doação de cestas básicas, materiais de higiene e limpeza, marmita, entre outras iniciativas. Saiba mais aqui.

Sobre o Centro Social Marista Mario Quintana

Localizado na Vila Barnabé, em Gravataí, a unidade atende cerca de 120 educandos e atua para transformar a realidade por meio da inclusão social, do resgate da cidadania e da promoção, garantia e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Sobre as Unidades Sociais – Rede Marista

A atuação das Unidades Sociais da Rede Marista é dedicada especialmente a crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Por meio de uma pedagogia baseada em afeto e solidariedade, proporciona-se novas oportunidades e perspectivas de futuro, transformando a vida de todos os que passam pelos espaços. São cerca de 6 mil atendimentos gratuitos diariamente. Saiba mais: https://social.redemarista.org.br .


Por: Raphaela Donaduce Flores