Palhaçaria Feminina em Tempo de Pandemia é tema no Projeto Arte Sesc em Casa

Foto: Tony Capellão

As mulheres só puderam ingressar no teatro bem mais tarde que os homens, e na palhaçaria não foi diferente. O evento que realizado no próximo dia 17, a partir das 19h, consiste em bate-papo on line com mulheres palhaças de distintas regiões e realidades. O objetivo é compartilhar a construção da comicidade feminina e o trabalho nas trupes familiares relacionando esse diálogo com o momento tão peculiar que vivemos.

O Grupo TIA realiza um trabalho continuado há 16 anos. Desenvolve uma linha de pesquisa da arte popular, na rua, na periferia e no teatro comunitário e trabalha com cenopoesia, palhaçaria e mamulengo. No decorrer de sua trajetória o Grupo TIA já ganhou mais de 10 prêmios e apresentou em diversas localidades do país e no exterior para um público superior a 500 mil pessoas. Realiza e produz o FESTIA – Festival Internacional de Teatro em Canoas.

As artistas participantes são Mariana Abreu (Canoas/RS) é atriz, palhaça, produtora, fundadora e integrante do Grupo TIA, coordenadora geral de produção do FESTIA, além de ministrante de oficinas de teatro e circo em várias regiões do Brasil; Selma Pavanelli (Porto Velho/RO) é atriz, palhaça, artista circense, figurinista, produtora teatral, integrante e fundadora do Teatro Ruante, co-fundadora do Movimento de Teatro de Rua de São Paulo e articuladora da Rede Brasileira de Teatro de Rua, além de possuir 35 anos de experiência cênica; Isabella Zanquetin e Angela Zanquetin (Curitiba/PR) que são palhaças, trapezistas e acrobatas de família tradicional circense, nasceram no circo – teatro Gávea do avô, mais tarde Circo Zanchettini, e atualmente atuam no Circo Torricelli que existe há 20 anos.

Arte Sesc – Em Casa com Você, um projeto que fomenta as diversas manifestações artísticas e culturais com uma programação online. São workshops, oficinas, bate-papos além de apresentações ao vivo.