Diego el Cigala lança disco dedicado à música mexicana

Desde o lançamento de seu premiado CD, em colaboração com o pianista cubano, Bebo Valdés, Diego El Cigala vem desenvolvendo um refinado trabalho artístico, mesclando elementos do flamenco com gêneros musicais e culturas variadas como o jazz latino, o bolero, o tango e a salsa.

Neste ano de 2020, o cantaor espanhol aprofunda sua relação de longa data com a América Latina, com o lançamento do disco “Cigala Canta a México”, uma homenagem cálida e sensível àquela terra amada pelo artista. O disco é composto por boleros e rancheiras representativas do legado de grandes lendas da música, como José Alfredo Jiménez, Vicente Fernández, Chavela Vargas, Javier Solís, Agustín Lara, entre outros.

Sua relação com a música mexicana vem desde a infância, quando escutava canções como “Perfidia” e “Soy Lo Prohibido” nas vozes flamencas de Dolores de Córdoba e Adela La Chaqueta. Entretanto, Cigala nunca imaginou que ele mesmo também daria vida a este repertório que cresceu venerando.

“Levo quinze anos interpretando boleros, e tenho o flamenco presente desde que me levanto até o momento em que me deito, mas a música de mariachis foi uma surpresa porque não foi complicado. Tudo saiu de minha alma, de forma muito natural. Ademais, a poesia de que falam as letras, me apaixona e me senti como um peixe na água, fazendo esse álbum”.

Seu novo trabalho de estúdio, lançado no último dia 29 de maio, pela Sony Music, tem produção musical assinada pelo pianista Jaime Calabuch “Jumitus”. Nas gravações, realizadas no México, Colômbia e República Dominicana, Diego Cigala é acompanhado pelos grupos Mariachi Gamma 1000, Trío de Chucho Navarro Jr. (filho do fundador de Los Panchos), La Sonora Santanera, Los Macorinos e el Mariachi Vargas de Tecalitlán.

No canal do YouTube do artista já é possível assistir ao clipe do single “Somos Novios”, obra prima musical, de 1960, do compositor Don Armando Manzanero.  

O álbum “Cigala Canta a Máxico” pode ser apreciado através das plataformas digitais Spotify, YouTube, ApplePlay, bem como, em formato físico.

O artista planeja retomar sua agenda de shows na América Latina, em 2021, com uma passagem pelo Brasil.

SOBRE DIEGO CIGALA

A trajetória de Cigala é marcada por mais de 10 discos lançados, prêmios e sucesso. Atento a estilos musicais para além das fronteiras do flamenco, o cantor vem combinando a inovação musical com elevado nível técnico e artístico.

Em 2008, com músicos cubanos e espanhóis, Cigala reinventou tangos e boleros. Nasceu o álbum Dos Lágrimas. Dois anos depois, em abril, Cigala viajou a Argentina para um novo projeto: Cigala & Tango. Na Espanha, o artista vendeu 74 mil discos na primeira semana. Posteriormente, excedeu 100 mil cópias apenas na Espanha.
No final de 2010, tornou-se recordista ouro de venda de discos na Colômbia e Argentina, e pela quarta vez, faturou o prestigiado Mexican Lunas Award e o Latin Grammy como melhor álbum de tango. A turnê mundial Cigala & Tango, entre 2011 e 2012, foi um sucesso. Os 90 shows foram vistos por mais de 160 mil pessoas.
Em 2013, nasceu outro novo disco: Romance de la Luna Tucumana - apresentando uma nova interpretação do cancioneiro popular argentino. Logo na primeira semana, o trabalho lhe rendeu  mais um disco de ouro na Espanha, além do Grammy latino como melhor álbum de tango.
Entre 2014 e 2016 a carreira de Cigala ganhou maior projeção, fazendo-lhe conquistar palcos na Austrália, Japão, Europa e América. Em 2016, a sensualidade da salsa foi a inspiradora de seu disco Indestructible. Atualmente Cigala finaliza a produção de um novo trabalho: Diego Le Canta a México.
"Cigala Canta A México" - NOVO ÁLBUM disponível
nas plataformas:

Multiplataforma: https://sonymusicca.lnk.to/CigalaCantaAMexico

Spotify: https://smarturl.it/CCAMSp

iTunes: https://smarturl.it/CCAMiT

Apple Music: https://smarturl.it/CCAMAM

Por: Ivan Andrade