Edição de 2020 do Porto Alegre Em Cena está confirmada e terá acréscimo digital

O Festival Internacional de Artes Cênicas de Porto Alegre, mais conhecido como Porto Alegre Em Cena, decidiu se reinventar para a sua 27ª edição. Inicialmente online, o evento terá atividades antecipadas com videoconferências, mesas de discussão virtuais sobre diversos assuntos pulsantes da contemporaneidade.

Os primeiros eventos online terão início a partir do mês de setembro e avançarão até o início do festival, que será de 21 a 30 de outubro. Adaptando-se a nova realidade virtual e colocando em prática um antigo desejo, essa edição contará com a criação do Canal em Cena, um canal de televisão do Porto Alegre em Cena que estará ativo durante os dias de festival. Além da nova programação que será apresentada em breve.

Para apresentar a programação nacional e internacional que estava confirmada, serão exibidas uma série de conversas entre o curador do festival e os artistas. Alguns nomes já estão confirmados nesta largada digital, como a escritora Eliane Brum, o ator Gregório Duvivier, a artista portuguesa Grada Kilomba e o diretor e dramaturgo britânico Tim Etchells.

O tema desta edição será o corpo do futuro: humanidade e natureza, em um cenário de pós-pandemia, pós-gêneros, de transhumanos (uma conceito além dos cyborgs) e em um novo cenário climático. A visão indígena do mundo futuro, da humanidade e do clima, amplamente abordado na edição passada, também dará a tônica da realização esse ano e será um dos destaques na programação.

Uma das atividades confirmadas é de Altamira 2042, que mostra o testemunho de rios brasileiros e das pessoas que vivem em suas margens – e à margem de processos históricos, políticos e econômicos. Altamira 2042 é uma instauração sonora composta por caixas de som que amplificam testemunhos diversos sobre a catástrofe causada pela hidrelétrica de Belo Monte

antecipa Fernando Zugno, diretor geral do Em Cena.

O Em Cena, que firmou uma parceria com o PUSH Festival, de Vancouver, no Canadá, contará com a presença virtual do organizador, Franco Boni e da artista indígena canadense Cease Wyss unindo a visão dos povos originários do pacífico norte ao olhar dos trópicos para as relações humanas com a natureza e consequências como o aquecimento global.

Entre as propostas que também marcarão a 27ª edição do festival estará a inclusão de libras em todas as apresentações e debates, fato que deve se tornar uma constante. Além de integrar esse grupo as atividades cênicas, a ideia é interagir mais com o público que não ouve, mas que se comunica e tem sede de informação.

PROJETO EM QUADROS

Como aquecimento para a 27ª edição do POA Em Cena, a Coordenação de Artes Cênicas (CAC) irá selecionar propostas de performances artísticas para participarem do projeto Em Quadros.  Serão selecionadas 20 propostas inéditas, de 20 artistas diferentes. As performances serão projetadas de janelas de residências, entre os dias 30 de julho a 2 de agosto, sempre às 19h.

Os trabalhos também serão apresentados no canal do Porto Alegre em Cena no YouTube e na página da SMC no Facebook (@secretariadaculturapoa). Serão aceitas apenas uma proposta por inscrito. Cada artista receberá o valor de R$ 720,00.

O projeto exige especificações técnicas, como a gravação na residência do artista, edição do trabalho e projeção. Serão aceitas propostas das mais variadas linguagens artísticas com performances de teatro, circo, dança e música. As apresentações devem ter de 5 a 20 minutos. Os interessados em participar do projeto deverão enviar as propostas  para o email inscrevacac@gmail.com, conforme orientações abaixo.

  • Nome do artista;
  • Breve currículo;
  • Texto ou vídeo de apresentação da proposta -Imagem ilustrativa em alta resolução (300dpi) com crédito. No final de cada projeto, deverá constar a logomarca da Secretaria Municipal da Cultura, que estará disponível no blog maisteatro.org.